O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou governadores da Amazônia, Cerrado e Pantanal para uma reunião na próxima quinta-feira (28), no Palácio do Planalto, com o objetivo de antecipar ações contra a temporada de incêndios no país. A informação é do jornal O Globo.
O encontro busca alinhar medidas entre governo federal, estados e municípios, após a crise climática de 2024, quando queimadas e seca pressionaram o Planalto e levaram à liberação de R$ 514,4 milhões em crédito extraordinário para ações emergenciais.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a estratégia deste ano prioriza prevenção e resposta rápida. A pasta, comandada por Marina Silva, ampliou sua estrutura, passando a contar com 11 aeronaves para transporte de brigadistas e lançamento de água — aumento de mais de 70% e 100%, respectivamente. A frota também inclui mais de 800 viaturas.
Marina reforça que o Brasil mantém o compromisso de desmatamento zero até 2030. Porém, dados divulgados em agosto mostram que os alertas de desmatamento na Amazônia cresceram 4% em um ano, impulsionados pelos incêndios. O Pará concentra 29% das áreas devastadas em todo o bioma.