Categorias: Tricas & Futricas

Ela não quer

Por
Da Redação

Ainda no embalo de caras novas na política, o nome da Diretora-Presidente do Detran no Acre, Taynara Martins, aparece como alternativa no PP. Apesar da simpatia, ela descarta uma eventual candidatura e diz que sua meta é tornar o Detran cada vez mais eficiente e com menos burocracia para as pessoas. Mas que seu nome agrega, não tenha dúvidas.


Republicanos em busca de nomes

O Republicanos tem pela frente o desafio de montar uma chapa competitiva para 2026, mirando a eleição de pelo menos um deputado federal. Fontes reconhecem, no entanto, que a tarefa não será simples: convencer bons nomes a servir de “escada” para Roberto Duarte e Antônia Lúcia, ambos já com mandato, não parece missão fácil.


Tudo difícil

E segue a massiva diáspora acreana… dezenas continuam mirando os caminhos do “Sul Maravilha” na busca desesperada por projetos que sejam mais fáceis. “Aqui tudo é muito difícil”, disse um migrante.



Inércia

Várias categorias, mas principalmente aquelas ligadas à saúde de Rio Branco, estão muito preocupadas com o congelamento de benefícios salariais conquistados. Servidores atônitos não compreendem a razão da inércia dos sindicatos.


Salário

Meses depois, o salário da esposa de Tião Bocalom ainda é assunto popular em táxis e rodinhas de amigos. Kelen recebe R$ 28,5 mil e sua nomeação no gabinete do prefeito repercutiu no Brasil inteiro.


Prorrogação

Portaria publicada no Diário Oficial autorizou a atuação da Força Nacional no Acre até novembro. O contingente vai reforçar ações de policiamento, polícia judiciária e perícia forense. A permanência foi definida como episódica e planejada. O governo estadual fornecerá apoio logístico e infraestrutura.


Reconhecimento

O deputado Coronel Ulysses apresentou na Comissão de Segurança Pública moção de aplauso à Polícia Militar do Acre, destacando seus 109 anos de serviços e a colocação como corporação mais honesta do País, segundo pesquisa citada por ele.


Vai pra reeleição!

O deputado estadual Fagner Calegário confirmou que será candidato à reeleição em 2026, buscando um terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).


Silêncio conveniente

A vereadora Lucilene Vale não assinou nem o pedido de criação da CPI nem o requerimento de afastamento do superintendente da RBTRANS, Clendes Vilas Boas. Curiosamente, apesar de sua ausência nos documentos, a parlamentar utiliza com frequência a tribuna para se apresentar como defensora das mulheres.


Federal com ciúme de federal

No Juruá tem deputado federal com ciúme de outro, que está entrando com tudo “na área dele”. Mas se organizar direitinho, tem espaço e votos para todos. Ninguém é dono dos votos da cidade.


Gospel

Minoru Kinpara que se cuide! Tem mobilização para fazer do Festival da Canção uma arena de disputa santa. Vão se inscrever grupos de candomblé, umbanda, quimbanda, afoxé, kardecistas, daimistas, católicos, satanistas… os cambau! Te protege com o machado de Xangô, Minoru! Como se diria em outros tempos, “Quem mandou?”.



Café

Uma coisa é preciso reconhecer: Dulcinéa Benício, a presidente do Tribunal de Contas, tem sabido fazer as costuras necessárias. Todo mundo vai fingindo normalidade, mas no fundo sabem que a corte tem conquistado um protagonismo incômodo. Uma hora ou outra, o “Café da Dulce” pode amargar. A conferir.


Parado

Impressionante como a velocidade dos trabalhos andou perto do zero na Seagri após a Expoacre! Nada acontece! Fora a produção do Quali Café, quais são as outras políticas que estão em curso?


E aí?

Afinal de contas, qual resultado da investigação sobre as supostas ameaças de morte ao líder Raimundão, da Resex Chico Mendes?


Sena

Em breve, Sena Madureira verá nascer um empreendimento em uma das áreas que mais tem sofrido na economia regional: o segmento madeireiro. O empresário aposta em coisas mais refinadas. Mobiliário simples, mas com requinte. A conferir: a economia agradece.


Quadro “quase” definido

Esse ato político de Bittar serviu para dar pistas de como será a disputa ao governo e Senado no Acre, em 2026. Pelo que foi visto e falado, vai ter uma chapa com Bocalom e Bittar e outra com Mailza e Gladson. Enquanto isso, o senador Alan Rick, que lidera nas pesquisas até aqui, fica só “remoendo” sua estratégia para tentar vencer os candidatos das máquinas do Estado e Prefeitura.


Só vale para um lado?

No seu discurso durante sua filiação ao PL, Marcio Bittar disse que quando Bolsonaro “voltar”, com a ajuda do presidente Trump, vai acabar com as ONGs que atrasam o desenvolvimento da Amazônia por interesses estrangeiros. Mas uma pergunta que não quer calar: todo esse movimento feito pela família Bolsonaro que levou ao “tarifaço” de 50% de taxação dos produtos brasileiros nos Estados Unidos, atende aos interesses de quem?



Santo de casa…

Bittar conseguiu levar ao seu ato político muitos bolsonaristas do plano nacional. Mas e as lideranças políticas acreanas? Não estavam presentes o governador Gladson Cameli, nem a vice-governadora Mailza Assis e também não apareceu o presidente da Aleac, Nicolau Júnior.


…não faz milagre

Se bem que estavam lá batendo palmas os prefeitos de Rio Branco, Bocalom e de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima. A saber se os bolsonaristas já perdoaram o Zequinha que teve toda a sua formação política no Partido Comunista do Brasil.


Piada

A piada da semana passada ficou por conta do General Braga Neto: comprou um chip pré-pago para não ser identificado ao falar com o amigo Bolsonaro. No fim da mensagem, abarcou um: “Ass: Braga Neto”. É de lascar!


Compartilhe
Por
Da Redação