Desenhar bem

Por
Francisco Braga

Até eu consigo, de vez em quando, depois de meio século de treino. Vim de fábrica com esse talento divino. Tenho facilidade para o desenho desde menino, quando, por volta de sete anos ouvi a frase elogiosa: “Como você desenha bem!”, mas isso não quer dizer que seja uma verdade absoluta, até porque a frase eu ouvi de minha querida mamãe (Que não é de mentir), depois que viu meu desenho de um leão, no caderno de desenho da escola.


O pintor e professor de desenho Jorge Rivas Plata dizia que qualquer um poderia aprender a desenhar. Concordo com o grande mestre peruano/brasileiro das artes plásticas. Qualquer um que realmente queira, aprenderá a desenhar. Bem ou mal, decerto aprenderá. Até o náufrago, semi-analfabeto, sem talento algum para a arte consegue desenhar S.O.S. com pedras na praia. Mas, certamente foi um analfabeto talentoso que desenhou o alfabeto.


Agora, desenhar bem, bem mesmo, aí é para o suprassumo desta tão magnífica arte. Segundo a minha ótica, desenhar bem é conseguir, assim sem esforço fazer o que o Rivas fazia, o que fazem Darci Seles, Danilo de S’Acre, Fernando França, Ivan Campos, Jorge Carlos… Esses sim, desenham bem demais da conta! Citei esse pequeno número de conhecidos meus, do Acre, (que ouso chamar de colegas, chegando nem perto de pelo algum de seus pincéis) para poder ilustrar, bem ilustrado, esse pequeno texto mal desenhado.


Compartilhe
Por
Francisco Braga