Menu

Profissionais do Samu fazem curso de direção defensiva em Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Cerca de 40 profissionais participam nesta sexta-feira, 22, em Cruzeiro do Sul, de um curso de direção defensiva para condutores do Serviço de Atendimento Móvel de Saúde (Samu). Médicos, enfermeiros e técnicos do Serviço e membros das forças de segurança e do Corpo de Bombeiros, também participam da capacitação. O treinamento é ofertado por profissionais da capital, meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Sindicato dos Condutores de Ambulância do Acre.


“A gente já fez esse curso em Rio Branco, foi um sucesso. Aqui a gente está integrando as forças de segurança nessa parceria onde cada um entende o serviço do outro. E quero aqui agradecer ao secretário Pedro Pascoal e ao pessoal da coordenação aqui de Cruzeiro do Sul. É um curso de excelência que os nossos condutores vão trocar conhecimentos. Eles não têm essa capacitação, mas estão se saindo muito bem. Eu quero parabenizar o pessoal de Cruzeiro do Sul por estar nesse nível elevado de condução de veículos. O mais importante é que essa capacitação, todo esse treinamento com as forças de segurança, é para prestar o melhor serviço para a nossa sociedade. Quando nós temos uns profissionais capacitados, só ganha a população, a sociedade”, cita o presidente do sindicato, Antônio Santos, que atua no Samu há 20 anos.


O enfermeiro Marcos Gomes, coordenador do núcleo de ensino do Samu do Estado, explica que o curso tem teoria e prática. “A intenção é treinar as habilidades dos nossos condutores numa pista que a gente montou de acordo com o que a portaria, que rege a urgência emergência 2048, preconiza. Então, tivemos ontem a parte teórica e hoje o simulado da direção defensiva. É interessante trazer os condutor para a gente treinar, que aqui é a hora de errar. É justamente treinar essa intimidade com o volante com um dos nossos instrutores de Rio Branco, acompanhando cada condutor dentro da ambulância”, pontua ele, que considera baixo o número de ocorrências de acidentes envolvendo ambulâncias. “O número de ocorrência que a gente atende, esse envolvimento em colisão com as nossas viaturas, a incidência é baixa. Justamente porque a gente tenta sempre trazer os condutores pra reciclar. É muito importante essa parte da educação continuada. A gente precisa treinar, treinar, treinar os nossos condutores pra tá pronto aí no dia a dia”.

Anúncio


O médico João Marcos, do Samu de Cruzeiro do Sul, destaca a importância das forças de segurança e bombeiros estarem no treinamento. “Eles acompanhem como é a rotina do Samu num acidente, na via pública, para que a gente consiga estreitar laços e a gente consiga planejar bem como é que cada força vai se comportar num momento necessário. O condutor entender que ele tem um papel importante na segurança tanto da equipe, mas também da população. Então, antecipar um acidente é saber entrar e sair do ambiente estreito, saber fazer desviar de carros, desviar de obstáculos. Então, as técnicas aqui são para que a gente tenha um treinamento bem específico para cenários de difícil manejo na hora do acidente”, concluiu.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress