Categorias: Acre

15,4% de domicílios são ocupados por apenas uma pessoa no AC

Por
Da redação ac24horas

O Acre registrou, em 2024, crescimento expressivo no número de pessoas que vivem sozinhas. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), Características gerais dos domicílios e dos moradores, divulgados nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que 15,4% das residências no estado eram unipessoais, ou seja, ocupadas por apenas um morador.


O percentual representa um aumento de 5,1 pontos em relação a 2012, quando esse tipo de arranjo correspondia a 10,3% dos domicílios. O estudo ainda mostra que, entre os que vivem sozinhos, os homens são maioria: 65,1%, contra 34,8% de mulheres.


A pesquisa do IBGE oferece um retrato atualizado das formas de organização familiar no Brasil e evidencia transformações no modo de vida da população.


Entre os diferentes formatos de arranjo, as chamadas unidades estendidas, compostas por um responsável e ao menos um parente, mas fora do modelo tradicional de família nuclear, correspondiam a 18,3% dos lares em 2024, percentual 2,8 pontos menor que o registrado em 2012.


Outro dado levantado diz respeito aos domicílios compostos, que incluem pessoas sem vínculo de parentesco, como agregados, pensionistas, empregados domésticos ou parentes destes. Esse modelo representava 1,6% das moradias ocupadas no Acre no ano passado.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas