Menu

Governo do Acre abre 60 vagas em cursos de capacitação para mulheres

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), abriu nesta quinta-feira, 21, em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac) um novo ciclo de capacitação profissional voltado para mulheres da capital. Os cursos são voltados para microempreendedor individual e cuidadora de idoso.


A coordenadora Liliane Moura detalhou as novidades durante entrevista ao repórter do ac24horas, David Medeiros, na manhã desta quinta-feira (21). “Nós vamos ter mais 60 vagas, 30 vagas na Cidade do Povo e 30 vagas ali na região da Vila Acre, que vão estar atendendo 60 mulheres a partir dos 16 anos, mulheres cis, trans ou travestis, que podem estar se capacitando, fortalecendo a sua autoestima, transformando a sua vida através da profissionalização. Essa profissionalização é disponibilizada através dessa parceria com o Ifac”, explicou.


Sobre as novas turmas, a coordenadora detalhou as áreas de atuação: “Na Cidade do Povo vai ser para microempreendedor individual e na Vila Acre vai ser cuidadora de idoso. Isso é um pedido da própria comunidade. A gente faz os atendimentos, consultas, e elas pedem a oferta de novos cursos, e elas mesmas dão as sugestões das áreas que necessitam”, pontuou.

Anúncio


Liliane também explicou a remuneração oferecida: “Sim, ao final do curso, na conclusão, elas ganham o valor de 560 reais, que é o valor de uma bolsa auxílio, que é um incentivo para começarem a vida, o negócio, para custear. Como o curso é ofertado na comunidade, esse valor seria para ajudar elas com o vale-transporte e lanche, mas como já é ofertado na própria comunidade e a gente providencia junto, em parceria com as escolas, o lanche, esse recurso fica para elas usarem da forma que necessitam”, ressaltou.


Sobre o projeto Mãos que Acolhe, Liliane destacou: “Então, esse projeto Mãos que Acolhe é um projeto aqui da nossa secretária, Mailza Assis, que é voltado para o atendimento, o acolhimento de mulheres em situações de vulnerabilidade social ou em situações de violência. Durante esses atendimentos, a gente faz esses encaminhamentos para cursos de capacitação, para atendimento em outras secretarias, em outros órgãos, atendimento na rede das necessidades que são apresentadas aqui para a gente”, destacou.


As inscrições para os cursos são presenciais, visando facilitar o acesso da comunidade. Liliane explicou os locais. “Está sendo feito na própria escola onde vai ser realizado o curso. Na Cidade do Povo, está sendo feita lá na escola Frei Heitor, que fica ali próximo à UPA, na Cidade do Povo. Na Vila Acre, está sendo nas escolas do Zuleide Pereira, que é ali quase ao lado do Sesc Senat. E aí o período de inscrições começa hoje e vai até sexta-feira da semana que vem. E aí a pessoa leva a cópia do seu RG, CPF, comprovante de endereço e de escolaridade, que a nossa equipe está lá de oito ao meio-dia para atendê-las”, finalizou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress