Menu

Cinco pessoas são presas por caça e retirada de madeira ilegal em Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Como parte do Programa Guardiões do Bioma, a Polícia Militar prendeu cinco pessoas por crimes ambientais na zona rural de Cruzeiro do Sul nesta quarta-feira, 20, em uma ação conjunta com o Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac).


No Ramal Mato Grosso, as equipes encontraram uma área desmatada e 2 homens transportando madeira em um “boi de arrasto”. Localizaram 231 peças de madeira serrada, já empilhadas, que após cubagem totalizaram 10,39 m³. Diante da ausência de documentação de origem florestal válida – DOF, foi configurado o crime ambiental previsto no art.46, § único, da Lei nº 9.605/1998 e os dois foram presos. Eles afirmaram ser diaristas contratados pelo dono do lote, que alegaram não conhecer.


Anúncio


“Nas proximidades, foi avistado um caminhão vermelho deixado no local para ser carregado com a madeira serrada e, posteriormente, transportá-la para comercialização na zona urbana de Cruzeiro do Sul, conforme relato dos detidos. O local, conhecido como final do Ramal do Mato Grosso, apresenta intensa degradação ambiental, com ocorrência de múltiplos ilícitos, incluindo desmatamento ilegal e extração irregular de madeira”, cita a PM.


No Ramal Santa Cruz, região da BR-364, três pessoas foram presas por caça ilegal. O Imac identificou, por meio de monitoramento via satélite, uma área em processo de desmatamento ilegal e acionou a equipe policial. No local, os agentes encontraram três homens armados, com cães de caça e um animal silvestre, uma cotia abatida. As três espingardas que estavam em posse dos suspeitos, foram apreendidas.



“Os armamentos não tinham registro de porte ou posse. Além disso, o uso de cães para caça também configura crime ambiental. Diante dos fatos, os três foram conduzidos à delegacia para os procedimentos de praxe”, explicou o tenente Martins, da PM de Cruzeiro do Sul.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress