Categorias: Nacional

Quaest: Para 48%, Lula vai conseguir negociar tarifaço; 45% acham que não

Por
CNN Brasil

Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20) mostra que 48% acreditam que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá conseguir negociar um acordo para o tarifaço imposto por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.


Outros 45% acreditam que não. Os que não souberam ou não responderam à pergunta somam 7%.


A pesquisa acontece em meio ao imbróglio financeiro entre os dois países. Em julho, Trump assinou um decreto executivo oficializando tarifas totais de 50% a parte dos produtos brasileiros importados ao país norte-americano.


A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas presencialmente entre 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.


Desde então, o governo tenta, sem sucesso, negociar com os EUA. Segundo Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e das Relações Exteriores, Mauro Vieira, estão tentando dialogar com o governo americano, mas não encontram interlocutores.


Haddad, por outro lado, tinha uma reunião agendada para a última quarta-feira (13) com Scott Bessent, secretário do Tesouro americano, que foi cancelada. Segundo o chefe da pasta, Bessent alegou “falta de agenda”.


Na outra ponta, Lula tem reforçado o discurso de soberania nacional. Em falas recentes, o petista afirma que o país “não vai andar de joelho para o governo americano” e diz que Trump mente ao citar uma relação desfavorável comercialmente com o Brasil, mas que aceitaria negociar produtos como o etanol.


O governo Lula vai conseguir negociar um acordo para reduzir as tarifas?


Sim: 48%


Não: 45%


Não sabe/não respondeu: 7%


Compartilhe
Por
CNN Brasil