A sonda de perfuração NS-42, contratada pela Petrobras, chegou nesta segunda-feira (18) ao bloco FZA-M-59, em águas profundas do Amapá. A embarcação será utilizada em um simulado marcado para o dia 24, dentro da Avaliação Pré-Operacional (APO) — última etapa do licenciamento ambiental para perfuração de poço na região.
Localizado a 175 km da costa do Amapá e a mais de 500 km da foz do rio Amazonas, o bloco receberá a operação supervisionada pelo Ibama, que avaliará se a Petrobras segue corretamente os protocolos de emergência e de proteção à fauna.
O exercício vai testar eficiência dos equipamentos, agilidade na resposta e comunicação com autoridades e comunidades. Mais de 400 profissionais estarão envolvidos, com apoio de helicópteros, embarcações de grande porte e a própria sonda NS-42 posicionada no ponto da futura perfuração.
A aprovação da APO é decisiva para que a Petrobras obtenha a licença de perfuração no local.