Menu

Festival Matias valoriza diversidade, inclusão e políticas culturais no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O VII Festival Matias de Teatro de Rua (FMTR), realizado entre 6 e 19 de agosto de 2025, consolidou-se como um dos principais espaços de cultura e diálogo no Acre. Mais do que uma mostra de espetáculos, o evento reafirmou seu papel como instrumento de resistência, inclusão e valorização das diversidades, alinhado às metas da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).


A programação percorreu cinco municípios — Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari, Plácido de Castro (incluindo a Vila Campinas) e Porto Acre — levando teatro, música e circo para ruas e praças, em contato direto com a população.


Com grupos de todas as regiões do país, o festival estimulou reflexões sobre intolerância, identidade de gênero e acessibilidade, além de exibir a potência da produção cênica popular brasileira.

Publicidade


O festival também se destacou pela acessibilidade. Em Rio Branco e Plácido de Castro, todas as apresentações contaram com intérpretes de Libras e espaços adaptados com rampas, garantindo a participação de artistas e público cadeirante.


A presença de profissionais LGBTQIA+ na produção e no palco reforçou o compromisso com a diversidade e a valorização de diferentes identidades no campo cultural.


Participação


Entre os grupos locais, participaram Boi Carion (Mâncio Lima), Palhaço Pipoca (Plácido de Castro), Grupo Experimental de Artes Vivartes (Rio Branco), AcreAtiva Produções Culturais (Rio Branco), Microbinho e sua Trupe (Rio Branco) e a banda The Bubuias (Rio Branco).


De outros estados, marcaram presença Gabi Benedita (PE), Trip Teatro (SC), Lamira Artes Cênicas (TO), Du Cafundó (MT), Os Ciclomáticos (RJ), Grupo TIA (RS), Grupo Pombas Urbanas (SP) e GEMTE (PA).


Realização e apoio


O Festival Matias é uma realização da Cia Visse e Versa e do Comitê de Cultura do Acre (PNCC), em parceria com o SESC/Acre e a Federação de Teatro do Acre (FETAC). O evento contou com apoio das prefeituras locais, além de recursos da PNAB, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), e parcerias da Funarte e do Programa Cultura Viva (MinC).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress