Menu

Clínica é investigada por vender vacinas do SUS a R$ 200 em Cacoal (RO)

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (19) uma operação contra uma clínica privada de Cacoal (RO) suspeita de desviar e vender vacinas contra a tuberculose que deveriam ser aplicadas exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Cada dose era comercializada ilegalmente por R$ 200, segundo as investigações. Servidores da prefeitura também estão entre os investigados.


As vacinas em questão são de uso exclusivo do SUS desde maio de 2023, quando deixaram de ser disponibilizadas em clínicas particulares.


Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em residências de suspeitos, na clínica investigada, na Secretaria Municipal de Saúde e no Centro Especializado em Reabilitação (CER II), que atende pessoas com deficiência. A polícia apreendeu documentos, aparelhos eletrônicos e registros que podem comprovar o esquema.

Anúncio


De acordo com a Polícia Civil, além do desvio de vacinas públicas, o esquema representava risco à saúde, já que doses aplicadas fora da rede oficial podem não seguir protocolos de armazenamento e conservação, comprometendo a eficácia do imunizante.


A ação foi conduzida pela 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco 2), com apoio do Ministério Público de Rondônia.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress