O município de Mâncio Lima recebeu nesta quarta-feira, 20, um caminhão de coleta de lixo com capacidade para 16 toneladas, adquirido com recursos próprios da prefeitura no valor de R$ 579 mil. Há mais de 20 anos, o município utilizava um coletor sem condições adequadas, colocando em risco os trabalhadores e não atendendo mais a demanda. Atualmente, Mâncio Lima coleta em média 12 toneladas de resíduos por dia, além de atender, a cada 15 dias, a comunidade indígena Puyanawa.
O novo veículo possui sistema de prensa manual, duas caixas e latão coletor, o que garante mais eficiência, segurança e organização na coleta.
Segundo o secretário de Transportes, Regiano Barros, que já esteve à frente da pasta em outras gestões, a aquisição é histórica. “É uma conquista muito grande. Só quem ganha é a população. Isso demonstra o carinho do prefeito Zé Luiz pela cidade, garantindo mais agilidade, qualidade de vida e melhores condições de trabalho para os nossos garis”.
Antônio Altair Rodrigues, gari e motorista da limpeza pública há 10 anos, destacou que a mudança é significativa. “Antes era perigoso trabalhar no caminhão antigo, a gente corria risco e o lixo muitas vezes caía na rua. Agora vai ser diferente: mais segurança pra nós e mais limpeza pra população. Quem ganha é toda a cidade”.

Foto: Cedida
Atualmente, a equipe de limpeza conta com 16 profissionais, distribuídos em três bases de apoio — São Francisco, Guarani e Centro — além das rotas fixas na Alameda, Praça do Hospital e bairros da cidade. Esse planejamento garante eficiência e cobertura em toda a área urbana.
Para o prefeito em exercício e vice-prefeito Andinho Lima, a entrega é motivo de orgulho. “É uma conquista não só da gestão, mas de toda a população. Quando a cidade está limpa, a saúde vem junto. Esse caminhão vai trazer mais qualidade para a coleta e melhores condições de trabalho para os nossos garis. Mâncio Lima está de parabéns. Manter a cidade limpa e bonita é uma responsabilidade coletiva. A Prefeitura orienta que os moradores colaborem com a limpeza pública, evitando jogar lixo em locais impróprios e respeitando os horários de coleta”, pontua.
É importante destacar que o caminhão coletor não recolhe: Coco verde; Galhos ou troncos; Capina, terra ou entulho e Materiais ferrosos. Esses itens devem ter destinação adequada, a ser orientada pela Secretaria de Obras.