O Governo do Acre realizou na manhã desta quarta-feira, 20, a cerimônia de posse dos novos servidores administrativos do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). O evento ocorreu no auditório do Detran, em Rio Branco, e reuniu autoridades, familiares e aprovados no concurso público.
A vice-governadora Mailza Assis (Progressistas) destacou a importância do ato para fortalecer o sistema prisional do Estado e reforçou que o governo segue empenhado em reduzir fragilidades no setor.

Foto: David Medeiros
“Essa contratação dos policiais penais vai ser levada a partir de esperamos a homologação e depois de tudo organizar brevemente, depois dessa contratação dos agentes administrativos, será provavelmente feita a contratação dos agentes. Essa é uma decisão que tem essa proposta de organizar o sistema, de organizar toda a parte administrativa, de dar assistência devida à população carcerária e, consequentemente, esse resultado será refletido nesses problemas que estamos tendo”, declarou Mailza.
A vice-governadora também comentou sobre o crescimento de sua popularidade nas últimas pesquisas, onde aparece em 3ª lugar para a disputa do Palácio Rio Branco, divulgada na última terça-feira (19). “Muito bom. A pesquisa é uma informação, uma ciência que estuda todo o cenário de opinião da população. Então, esse crescimento me faz muito feliz e eu quero agradecer a população que está reconhecendo o meu trabalho e depositando uma confiança em mim, que eu preciso devolver trabalho pra gestão do nosso estado”, afirmou.

Foto: David Medeiros
O diretor-presidente do Iapen, Marcos Frank, ressaltou que os novos servidores chegam para assumir funções estratégicas na execução da pena.
“Temos 68 servidores que tomam posse agora, desde técnicos administrativos, psicólogos e assistentes sociais, que vão exercer as atividades relacionadas à execução da pena e com os dispositivos que regem a execução penal”, destacou.

Foto: David Medeiros
Entre os empossados está Caroline Max, de 24 anos, aprovada para atuar como psicóloga no Iapen. Emocionada, ela falou sobre a realização de conquistar o primeiro concurso efetivo. “Eu estou bastante feliz, assim, quando eu fiz essa prova, quando eu prestei esse concurso, eu ainda era estudante, então eu não sabia se eu ia poder assumir, mas ainda bem que correu, tudo se alinhou, então eu estou bem emocionada, assim, os dias que antecederam esse momento, na expectativa, assim, e é uma realização, assim, não só minha, mas da minha família também, principalmente dos meus pais. Eu vou trabalhar como psicóloga dentro do Iapen. É o primeiro concurso efetivo que eu passo”, relatou.
VEJA O VÍDEO:
