O governador Gladson Cameli está em Brasília nesta terça-feira, 19, (DF) participando da convenção de seu partido, o Progressistas, antes da formalização da Federação Partidária com o União Brasil, criando assim o União Progressista. O nome do chefe do executivo acreano deve ser anunciado como o comandante do UPb no Acre e responsável pela montagem da chapa majoritária nas eleições de 2026.
Com a oficialização de Cameli no comando do UPb, o senador do Alan Rick deve anunciar em breve que deixará a sigla. A tendência é que ele se filie ao Republicanos.
Pela manhã, a convenção do PP ocorre no Auditório Petrônio Portela, Anexo II do Senado Federal enquanto a UB ocorre simultaneamente no Auditório Águas Claras, do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
No período da tarde, e com as duas legendas estarão reunidas no Centro de Convenções, onde será realizada a primeira convenção oficial da Federação União Progressista (UPb).
Juntos, os partidos União Brasil e Progressistas somam 109 deputados federais e 15 senadores. É a maior bancada da Câmara dos Deputados e uma das maiores do Senado Federal.
A Federação União Progressista (UPb) também registrou nas urnas 12.398 vereadores, 1.335 prefeitos, 186 deputados estaduais e quatro distritais. Conta, ainda, com seis governadores, quatro vice-governadores e 1.183 vice-prefeitos.