A Escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Acre completa, em 2025, 50 anos de atuação no estado. Fundada em 1975, inicialmente em parceria com o Senai do Amazonas, passou a ser administrada pelo próprio Senai acreano em 1989, sob a gestão da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac).
Ao longo de cinco décadas, a instituição formou mais de 155 mil trabalhadores em diferentes áreas da educação profissional, consolidando-se como referência na qualificação de mão de obra para o setor produtivo.
Para o diretor regional do Senai no Acre, João César Dotto, a data representa gratidão e reconhecimento. “Foram 155 mil trabalhadores e profissionais que passaram por aqui ao longo desse período, pessoas que têm muita gratidão, e que, neste momento, também estamos aqui para agradecê-los”, afirmou.
O presidente da Fieac, Zé Adriano, destacou o caráter inovador da escola Senai mesmo após meio século de existência. “Olhando para as novas tecnologias, podemos dizer que o Senai, aos 50 anos, está debutando para o novo século, com o desafio da inteligência artificial e das profissões que caminham junto a essas transformações”, declarou.
Atualmente, o Senai/AC oferece cursos técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento, contribuindo para a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho e para o fortalecimento da indústria acreana.
Fotos: Ascom Fieac