Categorias: Juruá

Corregedoria da PC vai apurar caso de homem baleado em Rodrigues Alves

Por
Sandra Assunção

A Polícia Civil do Estado do Acre emitiu nota na noite desta terça-feira, 19, sobre o caso ocorrido em Rodrigues Alves, que acabou com Eliabis dos Santos Oliveira, 27 anos, baleado durante ação policial no município.


O Corregedor-Geral da Policia Civil do Acre, Thiago Fernandes Duarte, diz que foi instaurado um inquérito policial para apurar, com rigor e imparcialidade, todas as circunstâncias do ocorrido, inclusive as alegações apresentadas por familiares do preso.


“A Polícia Civil do Estado do Acre informa que a Corregedoria-Geral da instituição já está ciente dos fatos ocorridos nesta terça-feira, 19, no município de Rodrigues Alves, envolvendo a ação que resultou na prisão e no ferimento de Eliabis dos Santos Oliveira, 27 anos. Foi instaurado um inquérito policial para apurar, com rigor e imparcialidade, todas as circunstâncias do ocorrido, inclusive as alegações apresentadas por familiares do preso”, assina Duarte.


O caso


Eliabis foi preso e baleado nesta terça-feira, 19, em Rodrigues Alves, pela Polícia Civil, em uma casa onde os agentes cumpriam mandado de busca.


A irmã de Eliabis, Camila dos Santos Oliveira, diz que não houve troca de tiros, que o irmão não é foragido e que ele teria sido agredido no chão, depois de já estar baleado. Já a Polícia Civil afirma que e o homem já é um velho conhecido da corporação, envolvido com uma organização criminosa e que vai ser autuado por desobediência e resistência. O delegado de Rodrigues Alves, Marcílio Laurentino, diz que vai ouvir os policiais nesta quarta-feira (20).


Versões


A irmã de Eliabis diz que ele está no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, e poderá passar por cirurgia devido à gravidade do ferimento. Segundo ela, o irmão estava na casa de um homem que a Polícia já havia prendido. “Eles tinham ido atrás de um rapaz e aí o meu irmão estava na hora. Aí eles foram e atiraram nele por trás, nas costas dele. Nós vamos entrar na justiça contra esse policial que bateu bastante nele. Ele foi atirado, nós estamos aqui no Hospital do Juruá e ele não é nada foragido não“, relata.


Já o delegado Marcílio Laurentino, titular de Rodrigues Alves, afirma que Eliabis jogou o celular fora quando a Polícia chegou, resistiu à prisão, além de já ter passagens pela polícia, tendo inquérito até na Vara Criminal de Rio Branco.


“A gente prendeu um camarada que tava com um mandado de prisão hoje, aí verificamos que tinha um mandado de busca na residência dele, aí quando a gente foi cumprir, tinha dois indivíduos. Um eu imobilizei, consegui segurar e o outro correu e jogou o celular e os três policiais estavam comigo e correram atrás, aí houve o disparo lá. Ele reagiu à prisão, desobedeceu a ordem de parada. Já é um velho conhecido da polícia envolvido com a organização criminosa. Possivelmente ele tinha muita coisa no celular, tentou se desfazer, mas conseguimos pegar o celular e agora vamos trabalhar com isso. Ele vai ser autuado pela desobediência e resistência. E lá na casa tinha alguns apetrechos de droga, mas a gente não encontrou a droga. A situação específica do disparo eu não sei, porque eles imediatamente colocaram no carro e levaram para o hospital e eles estão em Cruzeiro ainda. Eu vou ouvi-los amanhã, aí vou pegar mais detalhes”, contou o delegado.


Compartilhe
Por
Sandra Assunção