Categorias: Destaque 2

Acre avança três posições no ranking nacional do Índice de Inovação dos Estados 2025

Por
Da redação ac24horas

Desde 2021, o Acre vem subindo posições no ranking nacional do Índice de Inovação dos Estados. Após ocupar o último (27º) lugar do país em 2021, o estado alcançou, neste ano, a 24ª posição, consolidando a melhoria de indicadores estratégicos para o fortalecimento do ambiente inovador local.


O principal fator que contribuiu para esse desempenho foi o indicador “Instituições”, que mede a base institucional para a atividade econômica, considerando a produtividade da Justiça do Trabalho, a saúde fiscal e a digitalização de serviços públicos. Nesse quesito, o Acre apresentou uma evolução significativa ao longo de cinco anos, saltando do 24º para o 11º lugar no país, uma ascensão de 13 posições no ranking entre 2021 e 2025.


Ainda de acordo com o estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Observatório da Indústria Ceará, os acreanos também vêm aprimorando a qualidade da rede de transportes, a conectividade digital e o fomento à inovação, o que resultou em um avanço de duas posições no indicador “Infraestrutura”, no qual o estado ocupa o 23º lugar nacional. Além disso, houve crescimento na capacidade empreendedora, com o Acre subindo duas posições no ranking de “Empreendedorismo”, passando a ocupar a 24ª colocação no país.


Conforme o Índice de Inovação dos Estados 2025, o estado também apresentou progresso nas dimensões Capacidades, subindo três posições desde 2021 e alcançando o 23º lugar nacional, e Resultados, avançando do 27º para o 26º lugar entre 2024 e 2025. Esses avanços demonstram maior eficiência inovadora em comparação com os anos anteriores. A dimensão Capacidades expressa o nível de preparo para a inovação, enquanto a dimensão Resultados revela as consequências práticas do processo inovador no estado analisado.


“O crescimento nas dimensões de Capacidades e Resultados reforça que o Acre não só aprimora sua preparação para inovar, mas também começa a colher frutos práticos dessa evolução, o que pode impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável. Para o futuro, esse conjunto de avanços indica que o estado está construindo uma base sólida para atrair investimentos, fomentar parcerias entre governo, setor produtivo e academia, e ampliar a geração de conhecimento e tecnologia, fatores que poderão posicionar o Acre como pólo emergente de inovação na Região Norte”, analisa Guilherme Muchale, gerente do Observatório da Indústria Ceará.


O Índice de Inovação dos Estados 2025 é um instrumento estratégico desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Observatório da Indústria Ceará, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI); e com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Sebrae Nacional.


As 27 unidades federativas brasileiras são avaliadas de acordo com seu desempenho inovador. Criado para oferecer um diagnóstico detalhado dos ecossistemas estaduais de inovação, o Índice é uma pesquisa pioneira no Brasil, que mensura tanto os pontos fortes quanto as fragilidades, fornecendo dados essenciais para orientar políticas públicas e iniciativas voltadas ao fortalecimento da inovação ao nível estadual e regional.


Sua metodologia está estruturada em duas grandes dimensões: capacidades – que avalia os recursos, estruturas, investimento público em ciência e tecnologia, capital humano, infraestrutura e instituições – e resultados – que mensura os efeitos concretos do processo inovador, como produção científica, propriedade intelectual, empreendedorismo e sustentabilidade ambiental.


O Índice chega a 2025 na sua sétima edição consecutiva e utiliza 12 indicadores que permitem uma análise quantitativa e comparativa entre estados e regiões, facilitando a identificação de gargalos e oportunidades territoriais.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas