Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo — Foto: Célio Messias/Governo do Estado de SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, defendeu que o governo federal insista nas negociações com Donald Trump. E sugeriu algumas concessões na tentativa de derrubar a cobrança de uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros que chegam aos Estados Unidos.
A declaração foi feita num fórum para investidores em São Paulo. Diferente na semana passada, quando disse que “ninguém mais aguentava o PT e o Lula”, Tarcísio desta vez não mencionou diretamente o nome do presidente brasileiro.
Ao falar sobre Donald Trump, o governador paulista descreveu o estilo de negociação do presidente americano ao sugerir concessões por parte do Brasil em busca de uma redução nas tarifas:
“Eu acho que é fundamental compreender um pouco o estilo do presidente americano. Um presidente que vive da economia da atenção. Um presidente que gosta de sentar com um chefe de Estado e dizer: ‘olha, consegui uma vitória’. E ele está querendo colecionar vitórias. Então, por que não entregar alguma vitória para ele? Por que não fazer algum gesto? E vamos ver o que a gente pode botar na mesa como bons negociadores.”
Tarcísio disse ainda não achar “humilhação para ninguém” se encontrar com Donald Trump. E citou o exemplo do presidente da Rússia, Vladimir Putin, que se encontrou com Trump no Alasca na última sexta-feira.
O governador de São Paulo citou exemplos de setores paulistas fortemente afetados pelo aumento tarifário, como agronegócio, indústria de pneus, máquinas e equipamentos.
Com informações da CBN.