Um rebocador colidiu, na manhã deste domingo (17), com a estrutura da nova ponte do distrito de Outeiro, em Belém, que integra o conjunto de obras para a Conferência do Clima (COP 30). Ninguém ficou ferido. O comandante da embarcação fugiu após o incidente, mas já foi preso.
Segundo boletim da Polícia Civil, a colisão ocorreu por volta das 9h e envolveu o empurrador Confiança 9 e a balsa Melbourne. A embarcação foi apreendida e levada a um porto próximo.
Em nota, a empresa responsável, Majonav Transporte Fluvial da Bacia Amazônica Ltda., afirmou que não houve riscos à tripulação nem à estrutura da ponte e garantiu estar em contato com as autoridades para reforçar medidas de segurança na navegação.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra) informou que o comandante já foi identificado, mas está foragido. Ressaltou ainda que o incidente não comprometeu a estrutura nem o andamento da obra, cujo gabarito de navegação foi definido de acordo com normas da Autoridade Marítima (NORMAM-303) e aprovado por todas as empresas que atuam no trecho.
Avaliada em R$ 101 milhões, a segunda ponte do Outeiro é executada pela Seinfra e tem previsão de entrega em setembro. Até o início de agosto, a obra estava 84% concluída. A ponte deve facilitar a mobilidade entre o porto de Outeiro, que receberá cruzeiros, e os espaços oficiais da COP 30, como o Parque da Cidade.