O Hospital Dr. Manoel Marinho Monte, em Plácido de Castro, recebe neste sábado e domingo, 16 e 17, o mutirão de ginecologia do Programa Opera Acre, iniciativa do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), voltada para ampliar o acesso a cirurgias eletivas no interior do estado.
Ao longo dos dois dias, serão realizadas 30 cirurgias de laqueadura em mulheres que aguardavam pelos procedimentos na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).
“É gratificante conseguir ofertar essa quantidade de cirurgias aqui na nossa cidade, sem a necessidade que as pacientes se desloquem até a capital, Rio Branco. Dessa vez, conseguimos beneficiar nossas mulheres que não desejam mais ter filhos, com a cirurgia de laqueadura tubária”, destaca a gerente geral do hospital, Danielle Oliveira.

A ação tem como objetivo evitar deslocamentos longos até a capital, oferecendo atendimento especializado com mais agilidade, segurança e acolhimento. Com isso, o Opera Acre fortalece o sistema de saúde do interior e contribui para melhorar a qualidade de vida da população, garantindo que serviços mais complexos cheguem a quem precisa, mais perto de casa.
“A laqueadura tubária é um procedimento considerado de pequeno porte e tranquila, então as pacientes necessitam de repouso, mas já conseguem ter alta médica no dia seguinte após a cirurgia. E estando em seu município de residência, conseguem seguir mais fácil com os cuidados em casa”, ressalta o médico ginecologista, José Everton Santiago.
O mutirão de Plácido de Castro é parte de um esforço contínuo do programa, que já vem beneficiando pacientes em diversos municípios acreanos. Além de reduzir o tempo de espera para as cirurgias, a iniciativa reforça o compromisso estadual com uma saúde pública eficiente, humanizada e acessível a todos.
A iniciativa foi comemorada pelas pacientes. Joiciane Silva, de 28 anos, é mãe de dois filhos, moradora de Plácido de Castro e desejava fazer a laqueadura. “Todo o atendimento para realização da cirurgia demorou cerca de dois meses. Foi muito rápido. Semana passada eu fiz todos os exames e hoje já estou aqui para realizar a cirurgia”, conta.
“Para mim, que não tenho transporte próprio, me deslocar para outra cidade ficava inviável. Realizar a cirurgia na minha cidade é muito bom. Eu já tive meus dois filhos, não quero ter mais, e poder estar em casa é excelente”, afirma.
Pricila da Silva Lima, também é moradora do município e mãe de cinco filhos, e deu entrada para realização do procedimento. “Agradeço a Deus pelo privilégio, porque eu fiz os exames em uma semana e na outra já fui chamada para fazer a cirurgia aqui na minha cidade mesmo. Antes tínhamos que nos deslocar até Rio Branco para realizar cirurgias, mas agora nós fazemos aqui em Plácido de Castro mesmo. Eu não quero mais ter filhos, já tenho três mulheres e dois homens, então é uma tranquilidade saber que não vou mais engravidar”, finaliza.

Opera Acre
Além de Plácido de Castro, o programa Opera Acre esteve presente nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Tarauacá, Rio Branco e Senador Guiomard, realizando 237 cirurgias ao longo de toda essa semana. A iniciativa contemplou especialidades médicas entre: ginecologia, ortopedia, oftalmologia, urologia, cirurgia geral e vascular.
Outra marca importante foi a reabertura do centro cirúrgico do Hospital Abel Pinheiro, no município de Mâncio Lima, após 25 anos. Com essa entrega, o Opera Acre amplia a descentralização e o acesso às cirurgias na região do Juruá. E começa a ofertar cirurgias de cabeça e pescoço, que antes ocorriam apenas em Rio Branco.
Paralelamente a essas ações, as unidades hospitalares da rede estadual seguem realizando diariamente procedimentos eletivos e de urgência e emergência, o que torna o volume total de cirurgias realizadas no Acre ainda maior.