Pela primeira vez, procedimentos de cabeça e pescoço chegam ao interior do Acre, beneficiando pacientes do Vale do Juruá. Foto: Marcos Santos/Secom
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), através do programa Opera Acre, promove um marco inédito na saúde pública do interior. Pela primeira vez na história, serão realizadas, no Vale do Juruá, cirurgias da especialidade de cabeça e pescoço, evitando que pacientes precisem se deslocar até a capital, Rio Branco, para ter acesso ao procedimento.
Nesta sexta-feira, 15, antes da realização das cirurgias, os pacientes passam por avaliação ambulatorial, no Hospital de Dermatologia Sanitária, em Cruzeiro do Sul, se tornando palco de um importante passo para a realização das primeiras cirurgias de cabeça e pescoço no Vale do Juruá, previstas para acontecer já no sábado, 16, dentro do programa Opera Acre. Durante essa etapa, será feita a triagem e confirmação dos casos aptos para a intervenção cirúrgica.
A etapa de avaliação ambulatorial faz parte do programa Opera Acre e servirá para confirmar diagnósticos, revisar exames e preparar cada paciente para o procedimento cirúrgico. É uma etapa decisiva para garantir segurança, organização e agilidade no atendimento e irá selecionar os pacientes aptos a passarem pelo procedimento, que será realizado pela primeira vez na região.
O gerente-geral do Complexo Regulador do Estado, Marison Silva de Souza, evidencia que a iniciativa é fundamental para garantir segurança no processo cirúrgico, além de aproximar tratamentos especializados da população. “Hoje realizamos um levantamento dos pacientes da regional do Juruá, identificando 45 pessoas que aguardavam procedimentos cirúrgicos em Rio Branco. O objetivo foi realizar uma triagem, classificando cada caso de acordo com a possibilidade de realizar a cirurgia em Mâncio Lima ou, quando não for viável, agendar o procedimento para o próximo mês, na capital. Com essa ação, conseguimos garantir um acesso mais ágil e eficiente para os pacientes, que vêm de diversas localidades da região, incluindo Feijó, Tarauacá, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul. Nesta etapa, serão realizadas tireoidectomias e procedimentos para nódulos, cirurgias de menor complexidade, totalizando sete pacientes, de acordo com a capacidade da equipe”, ressaltou.
A iniciativa representa um avanço significativo na descentralização dos serviços de saúde e reforça o compromisso do Estado em garantir que a população acreana, independentemente de onde viva, tenha acesso a tratamentos especializados. Com as cirurgias marcadas para este sábado, o Opera Acre escreve um novo capítulo na história da saúde do Vale do Juruá, mostrando que avanços concretos estão acontecendo e que a população pode contar com atendimento de qualidade mais perto de casa.
Mais do que procedimentos médicos, o Opera Acre leva esperança, conforto e dignidade para famílias inteiras. Ao aproximar o atendimento especializado, o programa mostra que a saúde pública pode ser eficiente, humana e acessível para todos e se consolida como instrumento de inclusão e justiça social, garantindo que a saúde chegue a todos, do interior à capital.