Categorias: Nacional

Michelle chama Lula de “pinguço” e acusa presidente de provocar sanções

Por
CNN Brasil

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), presidente do PL Mulher, acusou neste sábado (16) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de ter provocado as tarifas impostas pelos Estados Unidos a parte dos produtos importados pelo país do Brasil. De acordo com ela, o chefe do Executivo “provoca” os EUA para que a família Bolsonaro “receba a culpa”.


“Não tem como levar a sério o líder de uma nação de mais de 213 milhões de habitantes ironizar, criticar, uma potência como é os EUA”, afirmou Michelle durante evento do PL Mulher em Natal, no Rio Grande do Norte.


“Uma diplomacia nanica, irresponsável. Foi oferecer jabuticaba pro Trump, agora estamos colhendo abacaxis. Fica provocando para que a gente receba sanções para que a culpa ficar na nossa família. Sabe o que acontece quando você faz isso? Sanções são para países que estão prestes a perder a sua liberdade. São para países ditadores.”


“Se auto intitula pai da pobreza e tá trazendo as pessoas para a miséria. Mentiroso, cachaceiro, pinguço, irresponsável, é isso que ele é”, continuou Michelle.


A CNN entrou em contato com o Palácio do Planalto sobre as declarações da ex-primeira dama e aguarda retorno.


Tarifaço


O governo dos Estados Unidos taxou em 50% parte das suas importações de produtos brasileiros.


As justificativas englobam uma relação comercial desequilibrada com o Brasil e uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu em um processo criminal por supostamente participar de uma tentativa de golpe de Estado.


Alexandre de Moraes, responsável pela ação na Corte, sofreu sanções dos EUA com base na Lei Magnitsky.


Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na tarde deste sábado (16) mostra que 35% dos entrevistados apontam Lula como o responsável pelo tarifaço aplicado pelo presidente dos EUA Donald Trump ao Brasil. Para 22%, Jair Bolsonaro é o culpado; já para 17%, a culpa seria do filho do ex-presidente, o deputado federal pelo PL de São Paulo Eduardo Bolsonaro.


Compartilhe
Por
CNN Brasil