Foto: David Medeiros
A Prefeitura de Rio Branco, em parceria com o Governo do Estado, inaugurou nesta sexta-feira, 15, a expansão do projeto Rio Branco Mais Segura no bairro Irineu Serra. A ação instalou câmeras de videomonitoramento na Estrada Raimundo Irineu Serra, com tecnologia capaz de identificar placas de veículos, visando não apenas reforçar a segurança pública, mas também coibir crimes ambientais, como o descarte irregular de lixo e restos de animais.
A medida atende a uma demanda antiga da comunidade, que há anos convive com o problema. Durante a solenidade, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), moradores e autoridades destacaram a importância da iniciativa.
Foto: David Medeiros
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), ressaltou a importância da iniciativa para a segurança e o meio ambiente, afirmando que o município já se tornou referência na região Norte em número de câmeras de videomonitoramento. “Sem dúvida nenhuma. O Rio Branco Mais Segura, que começou lá de 2021 para 2222, hoje ele começou a se expandir. Olha só o que nós estamos fazendo agora. Nós estamos aqui para poder ajudar na questão do meio ambiente. Todo mundo sabe que nessa área aqui é um local de descarte. E com essas câmeras aqui agora, eu tenho certeza absoluta que as pessoas não vão descartar mais. Lá dentro dos parques já tem o arque Chico Mendes, no Horto Florestal, tudo aquilo ali é questão de segurança mesmo. Nós estamos participando ativamente, em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil, na vigilância da nossa cidade. Mais de 300 câmeras espalhadas por toda a cidade. É um projeto que nós somos os campeões na região Norte. Quem mais tem câmeras são Boa Vista, com 150 câmeras. Nós somos com mais de 300 câmeras espalhadas pela cidade. Vamos fazer uma parceria agora com a Polícia Federal também, para que a Polícia Federal possa ter acesso a todas essas imagens e tudo isso vai trazer mais segurança para o nosso povo”, destacou.
Foto: David Medeiros
A secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Agustini Stedille, ressaltou que o sistema ajudará tanto na segurança quanto no combate a crimes ambientais. “Essa era uma demanda muito antiga da população. Além de aumentar a segurança pública, essas câmeras vão atuar para inibir crimes ambientais. Essa região é usada por pessoas de fora da comunidade para descarte irregular de lixo, principalmente restos de animais e lixo doméstico. Agora temos um sistema moderno para autuar e identificar os infratores e fortalecer a fiscalização ambiental dessa região”, destacou.
Foto: David Medeiros
O chefe do Gabinete Militar da Prefeitura, Ezequiel Bino, destacou que a solução deve ser ampliada para outras áreas da cidade. “O clamor de décadas da comunidade por conta desse lixão agora encontra uma ferramenta eficiente para combater os crimes ambientais e dar mais tranquilidade à população. Vamos monitorar e, se necessário, levar essas imagens à Semeia e a outros órgãos para notificação dos infratores. As imagens serão enviadas ao Centro de Videomonitoramento da Segurança Pública do Estado e, especificamente, à Semeia para monitoramento desta região”, salientou.
Morador da região, Gerson José de Sousa lembrou o histórico de abandono e a importância da mudança:“Aqui tem gente do mundo inteiro que passa por aqui, por causa da doutrina do Santo Daime, e caminha muita gente toda tarde e de manhã. Era um fedor horrível, com vários urubus. Agora, não, agora a gente não vê nenhum urubu. Até eu ainda fiz um comentário: coloca uma câmera aqui pra flagrar o pessoal e colocar na TV”, pontuou.
Foto: David Medeiros
A presidente da Associação de Moradores, Joana d’Arc, que há 15 anos atua como líder comunitária, comemorou a expansão do programa para a localidade. “É algo fantástico, maravilhoso, um sonho sendo realizado. Há 10 anos estávamos nessa luta, buscando algo que viesse favorecer a nossa comunidade com mais segurança. Hoje estamos sendo contemplados e só temos a agradecer à prefeitura e aos órgãos competentes. Graças a Deus, as coisas estão dando certo. Ao longo desses 15 anos, muita coisa se desenvolveu e avançou na nossa gestão”, ressaltou.