Categorias: Nacional

Eduardo Bolsonaro diz que se reuniu com o secretário do Tesouro dos EUA

Por
CNN Brasil

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta sexta-feira (15) que se reuniu ao longo dessa semana com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. De acordo com ele, os dois se encontraram na última quarta-feira (13).


“É uma oportunidade única poder conversar sobre o Brasil e America com alguém tão preparado”, escreveu Eduardo em uma publicação no X. Na foto, Bessent aparece ao centro, com o jornalista Paulo Figueiredo à esquerda.



Bessent tinha uma reunião marcada com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir o imbróglio financeiro envolvendo as tarifas entre os países. De acordo com o chefe da pasta, a reunião foi desmarcada por “pressão da oposição.”


Oficialmente, Bessent alegou “falta de agenda”, segundo Haddad. De acordo com o ministro, sua equipe tentou remarcar o encontro.


Eduardo está nos EUA desde o primeiro semestre deste ano. Em maio, o STF (Supremo Tribunal Federal) abriu um inquérito para investigar o parlamentar por coação e tentativa de obstrução de Justiça após um pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República).


A PGR entende que declarações públicas feitas por Eduardo compõem uma atuação para que o governo norte-americano sancione ministros do STF. O deputado federal alega perseguição por parte do Judiciário.


Além do ministro do STF Alexandre de Moraes, os EUA também sancionaram a mulher e a filha do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Família foi comunicada por meio de e-mail do Consulado-Geral dos EUA em São Paulo que os vistos de entrada no país foram cancelados.


Tarifaço e sanções


Em meio ao “tarifaço” imposto pelo governo dos EUA, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tem expressado dificuldade em se comunicar com o país.


Parte das exportações brasileiras ao país norte americano sofrem desde o dia 6 de agosto uma tarifa total de 50%. Uma das justificativas dadas por Trump é o julgamento do ex-presidente e pai de Eduardo, Jair Bolsonaro (PL), acusado participar de uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O governo norte-americano chama a questão de “caça às bruxas.”


Para Trump, “o Brasil tem sido um péssimo parceiro comercial em termos de tarifas, como vocês sabem, eles nos cobram tarifas altíssimas, muito, muito mais do que nós cobrávamos deles”. A declaração do republicano aconteceu durante entrevista coletiva na Casa Branca.


Compartilhe
Por
CNN Brasil