Uma cerimônia realizada no Teatro dos Nauas, em Cruzeiro do Sul, nesta sexta-feira, 15, marcou o início de uma nova etapa para 125 famílias do assentamento Hermegildo Jucá, localizado na antiga gleba Belo Horizonte.
Durante o evento, os beneficiários receberam o Contrato de Concessão de Uso (CCU), documento que garante a posse legal da terra e assegura acesso a programas de fomento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a outras políticas públicas do governo federal.
Entre os contemplados está Maria José Cosmo Pereira, primeira moradora da comunidade. Produtora de macaxeira, feijão e pimenta, ela também é uma das maiores fornecedoras de melancia da região, colhendo cerca de 4 mil frutas por ano, além de criar pequenos animais.
“Vamos continuar lutando, não só por nós, mas por todas as famílias que precisam”, afirmou.

Fotos: Ascom/Incra
Uma equipe técnica do Incra realizou a análise documental e o atendimento presencial às famílias, para agilizar a conclusão do processo.
Para o superintendente regional do Incra no Acre, Márcio Alécio, a entrega reforça a retomada da reforma agrária no estado.
“A criação de assentamentos, a regularização fundiária e a aplicação de crédito são prioridades do Incra, porque contribuem para aumentar a produção e a oferta de alimentos, gerar renda e oferecer oportunidades para que as famílias vivam com mais dignidade no campo”, afirmou.