A partir do próximo ano, a população de Sena Madureira terá uma semana dedicada à valorização e promoção da cultura indígena. O prefeito Gerlen Diniz (Progressistas) sancionou nesta quinta-feira, 14, a Lei nº 916/2025, que institui a “Semana dos Povos Originários” no calendário oficial do município.
De acordo com a nova lei, as atividades serão realizadas anualmente no mês de abril, coincidindo com o Dia dos Povos Originários, celebrado em 19 de abril.
O objetivo é promover temas ligados à cultura, lazer, saúde, educação, esporte, legislação e assistência social das comunidades indígenas, além de incentivar o diálogo e a integração com a sociedade em geral.
A programação deverá incluir workshops, seminários, shows, encontros, apresentações culturais, exibição de filmes e palestras sobre história e cultura indígena, além de ações com profissionais de áreas como educação, saúde, esporte e direito.
As despesas para realização dos eventos sairão de dotações orçamentárias próprias da prefeitura, podendo ser suplementadas, se necessário.