Foto: Sérgio Vale
Não tem mais volta, o martelo está batido: a vice-governadora Mailza Assis (PP), foto, será a candidata ao governo da futura federação entre o PP e o União Brasil. A garantia veio ontem do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, em áudio enviado à ela e confirmado pelo presidente do diretório municipal do UB, Fábio Rueda. Só existe uma maneira política de Mailza não disputar o Palácio Rio Branco: não querer. E isso está fora de cogitação, não esperem que por pressão venha a desistir. Vai para a guerra dos votos.
DIREITO AO CONTRADITÓRIO
Não foi condenado a nada, até aqui apenas foi alvo de uma acusação grave de assédio moral, que deve ser amplamente investigada com rigor. O seu afastamento do cargo de imediato seria uma condenação antecipada. Se mais na frente ficar comprovado as práticas que lhe são atribuídas, que se afaste o Clendes Vilasboa do comando do RBtrans e da PMRB. Não conheço pessoalmente o Clendes, mas é o meu entendimento; que também não quer dizer que condeno ou desacredito a denunciante, apenas que se cumpra os ritos do inquérito policial a ser aberto, com as vozes da acusação e da defesa. Só isso.
NOVA DIREÇÃO
O senador Márcio Bittar troca no próximo dia 22, o União Brasil pelo comando do PL. Bittar vai para a campanha do próximo ano com duas metas: sua reeleição e montar chapa para eleger dois deputados federais. A filiação acontecerá na UNINORTE. Bittar tem uma campanha organizada.
SENADOR DO BOCA
Bittar deve ser o único candidato ao Senado na chapa do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que deve disputar o governo contra o grupo do governador Gladson Cameli, de quem, por força da eleição, passará a ser tratado como adversário. Uma versão ao contrário de quando disputou a reeleição, que teve toda a máquina do governo na sua campanha.
CANDIDATA NATURAL
“A Mailza é a candidata natural ao governo da federação entre o União Brasil e o PP. Não vejo outro cenário, com o senador Alan Rick (UB) rompido com o governador Gladson e com a Mailza”. A afirmação foi feita ao BLOG pelo dirigente municipal do União Brasil, suplente de deputado federal Fábio Rueda (UB).
CANDIDATURA GARANTIDA
Em contato feito ontem com a vice-governadora Mailza Assis, o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, voltou a reiterar que a situação da disputa do governo é fato consumado, e que ela será a candidata da federação, sem volta.
OUTRO CAMINHO
Dentro do grupo do senador Alan Rick (UB) já há a certeza de que ele não será o nome escolhido para ser o candidato a governador da federação PP-União Brasil. Não há nenhum anúncio oficial, mas o Republicanos já dá como certa sua filiação no partido.
FOCOS EM ALIANÇAS
Sem outras opções de alianças, o senador Alan Rick (UB), se filiado ao Republicanos, tentará como prioridade atrair o MDB para o seu grupo, oferecendo a indicação do vice ou segunda vaga para o Senado.
MAIS COMPLICADA
A aliança com o PSD é mais complicada. O senador Alan Rick (UB) não se posicionou sobre o assunto, mas pelo que se escuta de apoiadores da sua candidatura, não é visto com bons olhos ter o senador Sérgio Petecão (PSD) na chapa como candidato ao Senado do grupo, que tem a candidatura de Mara Rocha (Republicanos) como prioridade.
SURPRESA POLÍTICA
A demissão de Benício Dias da SEAGRO é uma surpresa política, porque ele sempre esteve ao lado do prefeito Tião Bocalom nos tempos de pindaíba. Veio a fartura e foi demitido. Benício não mente ao dizer que servidores de governos do PT estão sendo privilegiados na gestão do Boca. A ingratidão sempre foi um componente da política. Se repetiu na sua demissão.
DOBRADINHA 2026
A dobradinha do PL no campo majoritário já está formada para 2026: Tião Bocalom para governador e Márcio Bittar de candidato único ao Senado. É o time que vai a campo. Não creio que assumindo a prefeitura, o vice-prefeito Alysson Bestene colocará o seu CPF exposto numa campanha que não seja republicana. Os olhos estarão voltados para ele. Ele sabe disso.
COMO SÃO TOMÉ
O grupo do deputado federal Eduardo Veloso (UB) analisa o cenário de uma disputa ao Senado, mesmo dizendo que seu foco é disputar a reeleição. Com o atual grupo de candidatos a senador já postos, com fortes estruturas, como São Tomé quero antes ver para crer o Veloso partir para um voo bem mais alto. Sabe que teria uma missão mil vezes mais difícil de se eleger ao Senado, do que sair para a reeleição, onde teria amplas chances de vitória.
PRAZO VENCIDO
Com o fim do prazo de apresentação das alegações finais dos advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados que respondem juntos por tentativa de golpe, a fase processual chega ao final: falta só o STF marcar a data do julgamento, que não deve passar do próximo mês. A tendência é de condenação de todos.
FIM DE UM CICLO
Caso o Bolsonaro tivesse reconhecido a sua derrota, agindo como um democrata – ao invés de tentar inverter pela força o resultado eleitoral- não estaria respondendo a nenhum processo, estaria elegível, e com chance de chegar de novo ao poder. Seus atos é que decretaram o fim do seu ciclo como candidato a presidente. É o que dá a arrogância.
EMPREGO E RENDA
O estado precisa de quem fomente emprego e renda. Do rame-rame da política estamos cheios. Por defender e sempre buscar viabilizar o empreendedorismo, é que o mandato do deputado José Adriano (PP) vem sendo importante. Este segmento precisa sempre ter um representante na Câmara Federal, para não ficar sem voz quando forem discutidos projetos que possam ajudar na queda do desemprego e aumentar a oferta de empregos.
FIM DA CHANCE
Até antes de sua briga política com o governador Gladson Cameli, havia uma chance do senador Alan Rick (UB) ser o candidato ao governo da federação PP-UB, foi seu rompimento, o que fortaleceu a escolha da Mailza.
CONTINUA UM SEGREDO
O motivo pelo qual o governador Gladson Cameli demitiu do governo todos os indicados do senador Alan Rick (UB), continua sendo um mistério. Gladson não deu um pio,um sinal, sobre o que motivou sua decisão. Guarda até hoje o segredo.
GARANTIR VAGA
O deputado Luiz Tchê (PDT) vai tentar montar uma chapa de deputado estadual do zero só para tentar garantir a sua reeleição. Os dois deputados da sigla, Pedro Longo e Michelle Melo já anunciaram que deixarão o partido no próximo ano.
PARA REFLETIR
“Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si mesmo é verdadeira sabedoria”. Lao Tsé.
NÃO SE ENTENDE
O deputado Afonso Fernandes é um dos mais leais parlamentares da base do governo na ALEAC. A federação que preside do Solidariedade e o PRD, está fechada com sua candidata ao governo, Mailza Assis; por isso a surpresa pelo grupo não ter espaço com uma secretaria no governo. Seria o reconhecimento de uma lealdade.
FRASE MARCANTE
“Com tijolos e argamassa se faz uma casa; mas é com o sorriso das crianças que se faz um lar”. Ditado irlandês.