Foto: Sérgio Vale
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizou, nesta quinta-feira (14), sessão solene no plenário da Corte para a posse da nova Presidência e Vice-Presidência. Na cerimônia, a desembargadora Waldirene Cordeiro foi eleita e empossada como presidente da corte eleitoral. Já o desembargador Lois Carlos Arruda assumiu, simultaneamente, os cargos de vice-presidente e corregedor regional eleitoral, além de tomar posse como membro efetivo da Corte para o biênio 2025-2027.
Após as formalidades institucionais de praxe e os tradicionais discursos, a banda da Polícia Militar, comandada pelo major da PM, apresentou as músicas Maria, Maria, de Milton Nascimento, e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, aos presentes. A desembargadora Waldirene Cordeiro, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), abriu seu discurso entregando flores em singela homenagem ao ex-presidente da Corte, desembargador Júnior Alberto. Cordeiro manifestou, com extrema emoção, seu agradecimento aos membros deste Tribunal pela confiança depositada para exercer a missão de presidir o Tribunal Regional Eleitoral.
Foto: Sérgio Vale
“Muito obrigada. É uma alegria receber o querido colega, membro do Tribunal de Justiça, a Adriana, e agora vice-presidente e corregedor-geral, Lóis Arruda, pessoa de finíssimo trato e de uma cordialidade ímpar, que tive o privilégio e o prazer de conhecer ainda quando estudava para concurso. Compartilhamos, agora, a continuidade e o sucesso deste Tribunal. Sinta-se sempre acolhido, desembargador Arruda, por todas e todos nós. Tive a oportunidade, pela segunda vez, de trabalhar ao lado de uma equipe de servidores e servidoras altamente qualificados, capazes de enfrentar, com competência e serenidade, todos os percalços do dia a dia e os desafios inerentes a uma eleição — tarefa sempre desafiadora. Pude testemunhar, em cada um, a dedicação, a constância e o compromisso para assegurar que cada eleitor e cada eleitora exercessem plenamente o seu constitucional direito ao voto. Este Regional, embora com equipe enxuta, é movido por entusiasmo, experiência e senso de missão. É com essa convivência que sempre melhoramos, com o vigor coletivo e, sobretudo, com a certeza de poder contar com toda essa valorosa família eleitoral. Inicio este novo ciclo da minha carreira profissional convicta de que teremos a continuidade dos avanços, das modernizações e das conquistas já existentes, sempre em prol de uma Justiça Eleitoral cada vez mais eficiente, inclusiva e próxima da sociedade”, disse.
Foto: Sérgio Vale
A desembargadora destacou a presença feminina no Judiciário e, neste caso, na Justiça Eleitoral. “Não é apenas uma conquista estatística: é a expressão de qualidades que a mulher, sem arrogância e sem pretensão, oferece à vida pública. Mulheres trazem sensibilidade sem perder firmeza; cuidado, sem perder objetividade; capacidade de diálogo, sem abrir mão da verdade”.
Segundo Cordeiro, o sistema eleitoral é uma estrada sem retorno. “Tudo para garantir a legitimidade do processo eleitoral e aproximar o voto — que ainda é obrigatório neste país — da vida das pessoas. Ao olhar para os 50 anos desta Corte, completados justamente nesta semana, no dia 11, não posso deixar de refletir sobre o caminho percorrido. Parece que foi fácil — sempre parece que foi fácil — porque a grama do vizinho é sempre mais verde e mais fácil de cuidar. Mas não é e não foi. Aqui estamos: uma instituição consolidada, moderna, respeitada, que olha para o futuro sem perder a memória de sua origem. Senhoras e senhores, sinto-me especialmente grata e honrada por receber o bastão — para usar uma expressão do nosso presidente do TJ, desembargador Laudivon Nogueira — do eminente desembargador Júnior Alberto, gestor destacado para a inovação e modernização da organização, para dar continuidade aos trabalhos iniciados. Lembrando mais uma vez, estamos na Amazônia. Essa organização também prima pelo respeito ao meio ambiente. Temos o fortalecimento da acessibilidade e da inclusão, com medidas para mitigar barreiras a pessoas com alguma dificuldade de acesso aos serviços eleitorais, ao voto e às informações institucionais. Tivemos, em tempo, a expansão dos trabalhos da Escola Judiciária Eleitoral.”
Foto: Sérgio Vale
A presidente garantiu que continuará investindo em tecnologias e em rigorosos mecanismos de segurança, tudo para assegurar a lisura, a transparência e a credibilidade das eleições, preservando a confiança que a sociedade brasileira e acriana deposita na Justiça Eleitoral. “Não permitiremos que a propagação de narrativas infundadas, que buscam induzir o eleitor ou a eleitora a crer na possibilidade de fraude nas urnas eletrônicas, macule a confiança construída ao longo de décadas no processo eleitoral brasileiro. Não serão medidos esforços para o combate firme e estratégico de notícias falsas, tal como já o fizemos nas recentes eleições, assegurando que o vindouro pleito — que se aproxima — será conduzido com absoluta transparência e lisura. O pleito eleitoral de 2026 vai transcorrer, tenho certeza, com total transparência e lisura, porque contamos com a compreensão, o trabalho e o apoio de todos que aqui estão, e principalmente daqueles que já estão na política”, declarou.
Foto: Sérgio Vale
Lois Carlos Arruda agradece indicação ao TRE-AC e assume compromisso com atuação pautada pela Constituição
O vice-presidente da corte, desembargador Lois Carlos Arruda agradeceu aos membros da Corte pela indicação institucional de seu nome para compor o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) da União Federal. “Recebo com gratidão e sede de servir. Reitero publicamente meu compromisso de atuação pautada pela ordem constitucional vigente e pelo espírito de colaboração institucional. Agradeço também a recepção calorosa que me fazem hoje os membros desta Corte, a senhora Waldirene, a juíza Rogéria. Agradeço, enfim, a todos os colegas magistrados aqui presentes e os cumprimentos”, declarou.
Arruda afirmou ainda que inicia o trabalho com senso renovado de dever e plena consciência da responsabilidade que assume. “Assumo hoje, como todos viram, com renovado senso de dever, a nova missão no interior do Tribunal Regional no Estado do Acre, exercendo as funções de magistrado eleitoral em segundo grau de jurisdição e também as relevantes atribuições administrativas de vice-presidente e corregedor regional eleitoral. Recebo esse encargo com muita humildade e consciência de seu peso. A Justiça Eleitoral brasileira é uma construção institucional sólida, que merece confiança e respeito. É ela quem assegura a normalidade e a legitimidade do processo eleitoral, garantindo a todos os concorrentes a isonomia de condições e, aos eleitores, o pleno exercício da cidadania”, completou.
Foto: Sérgio Vale
O presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), desembargador Laudivon Nogueira, participou da solenidade de posse do desembargador Lois Arruda como membro efetivo da Corte Eleitoral e da desembargadora Waldirene Cordeiro como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). Em seu discurso, Laudivon ressaltou que a cerimônia simboliza “a renovação da liderança e o fortalecimento do compromisso da Justiça Eleitoral com a democracia, com a lisura do processo e com a segurança jurídica que a sociedade espera”.
O magistrado elogiou a trajetória de Lóis Arruda, destacando sua dedicação à magistratura, sólida formação jurídica e atuação comprometida com a efetividade da justiça. “Sua presença nesta Corte, agora como membro efetivo, representa um acréscimo de experiência e equilíbrio”, afirmou.
Sobre a nova presidente, Waldirene Cordeiro, Laudivon ressaltou sua “vasta experiência jurisdicional, reconhecida capacidade de gestão e sensibilidade para os temas que envolvem cidadania e direitos políticos”. Ele também parabenizou o ex-presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto, pelo legado deixado na área tecnológica, na gestão de pessoas e na administração da Corte.
O presidente do TJ-AC destacou ainda a importância da integração entre instituições e do diálogo com a sociedade para fortalecer a Justiça Eleitoral. “O TJ-AC e o TRE-AC mantêm laços históricos de cooperação, sustentados por valores republicanos, o que contribui para a eficiência dos serviços prestados e para o aperfeiçoamento da jurisdição eleitoral”, disse.
Foto: Sérgio Vale
Marcaram presença na solenidade o juiz Hilário Melo Júnior, a juíza Rogéria Epaminondas, o procurador regional eleitoral Fernando Piazenski, além das juízas Lúcia Farias e Lilian Deise, que participaram de forma remota. Compuseram a mesa de honra o corregedor da Procuradoria-Geral do Estado, Gerson Vilela, representando o Governo do Acre; o presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Laudivom Nogueira; o primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado estadual Pedro Longo; o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), Rodrigo Aiache; a procuradora-geral adjunta do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Rita de Cássia. Estiveram no ato o presidente da Câmara Municipal, vereador Joabe Lira e demais autoridades.
Confira mais fotos: