Mais da metade dos brasileiros ouvidos pela pesquisa Atlas/Bloomberg são contrários à anistia dos condenados pelos ataques à Sede dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023, aponta os institutos. A porcentagem dos que dizem ser contra representa 51,2%.
A anistia em questão seria ampla, geral e irrestrita, contemplando líderes políticos e manifestantes que teriam tentado invadir o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o STF (Supremo Tribunal Federal).
Já os que são a favor somam 46,9%; os indecisos, 1,9%.
Ao comparar os resultados ao último levantamento, realizado em março deste ano, os que dizem ser contrários à anistia cresceram 0,8 pontos percentuais. Na época, marcavam 50,4%.
A quantidade de opiniões favoráveis ao processo de anistiar os envolvidos também aumentou, saindo de 47,8% para os 46,9% registrados hoje.
Os que não souberam responder se mantiveram praticamente estáveis, registrando uma variação de 0,1 ponto percentual.
A pesquisa coletou dados de 2.447 pessoas entre os dias 3 e 6 de agosto por meio do chamado recrutamento digital aleatório (Atlas RDR), com questionários on-line. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Veja os resultados:
Você é a favor ou contra uma anistia “ampla, geral e irrestrita” a líderes políticos e manifestantes investigados e condenados por tentativa de golpe de Estado e invasão do Congresso Nacional, do Planalto e do STF?
Contra: 51,2% (50,4% em março de 2025)
A favor: 46,9% (47,8% em março de 2025)
Não sei: 1,9% (1,8% em março de 2025)