Categorias: Tricas & Futricas

Reforço

Por
Da Redação

“É só para não ter dúvida. Anote aí, meu jornalista: ‘Bocalom será candidato com Mailza, sem Mailza’… o homi é candidato de todo jeito!”. A fala de um assessor da Prefeitura foi só um reforço para quem interessar possa. Anotado. Então, fica a dica para que as análises e pesquisas futuras não deixem de incluir esse elemento.


Vai vendo, leitor!

O leitor, portanto, já pode ir matutando em uma das possibilidades de segundo turno. (Frise-se: uma das possibilidades). Alan Rick x Bocalom. E aí, leitor? “Seis x meia dúzia”? Nesse caso, é preciso avaliar em qual grupo o (e)leitor está. Se são todos “homens de bem”, o que vai pesar é a defesa desta ou daquela patota. Como sempre é.
Mas como fica Mailza? Aí tem que refazer a conta, uma vez que, provavelmente ela terá a caneta com muita tinta. Na matemática, sabe bem o professor Bocalom, nem sempre os números são exatos.



Saída

Continua intensa a saída de bovinos do Acre. Dados do Fórum Empresarial de Desenvolvimento e Inovação, com análise de fluxo do professor Judson Valentim, mostram que de janeiro a julho de 2025, houve aumento de 85% na saída de bovinos vivos para outros estados, comparada ao mesmo período do ano passado.


Transferência

A redução que aconteceu foi na transferência de gado (do mesmo proprietário). Diminuiu de 38,1 mil, em 2024, para 25,7, em 2025. Esse tipo de saída representou 12% do total.


Mês a mês

O fato é que mês a mês vai sendo desconstruída a retórica do grupo de pecuaristas que dizia que a pecuária do Acre iria à falência se o Governo do Estado aumentasse a pauta do boi. A Sefaz aumentou e o que se vê é que o impacto negativo à pecuária não aconteceu.


Aumentou em 11%

O número de abates de janeiro a julho aumentou 11%. A diferença entre o volume de saída e o volume de abate é gritante. E exige vigilância da Sefaz.


Banana

Produtor de banana de Porto Acre conseguiu comprar equipamentos, com muito esforço. Sem nenhum tipo de ajuda. Ele só pede orientação para que a plantação seja irrigada. E não consegue auxílio. Vida dura!


Violência contra a mulher no Acre

Dados da Polícia Civil revelam que, neste ano, já foram instaurados mais de mil inquéritos e registradas 32 tentativas de feminicídio no Acre. O estado ocupa a 6ª posição no ranking nacional de crimes contra a mulher.


Deus nos livre!

Saiu nessa terça (12): o Acre teve a maior alta mensal do custo da construção na Região Norte em julho, com variação de 0,92% e acumulado de 7,99% em 12 meses, acima da média nacional de 5,25%, segundo dados do IBGE. Zulivre!!!


Escabreado

Mais de 27 mil vacinados contra o sarampo em dois meses mostra que o acreano anda escabreado com as epidemias.


Nada é de graça

O deputado Eduardo Velloso não está avaliando ser candidato ao Senado do nada. Ele é amigo pessoal do governador Gladson Cameli, com quem tem muito contato. Também é um dos responsáveis pelas articulações que deu ao Fábio Rueda o lugar de secretário na Representação Política do Acre, em Brasília.


De olho no futuro

O Fábio Rueda está determinado a conseguir a vaga de deputado federal pelo Acre. O Velloso saindo para o Senado facilitará a sua vida. Esse grupo político ainda tem o ex-prefeito Dêda e a deputada estadual Maria Antonia, que fazem política 24 horas por dia nos 22 municípios do estado.


Revelações sobre Alan

Alan Rick segue detonando Tião Bocalom pela demora da Prefeitura de Rio Branco em assinar o consórcio de gestão de resíduos sólidos, travando, segundo ele, os estudos para implantação de aterros no Acre.


Revelações sobre Alan II

Claro que Alan iria começar a baixar o sarrafo em quem pode atrapalhar sua caminhada rumo ao Palácio Rio Branco. Não o fizesse, político seria? Mas o senador, que foi criado entre a Tentamen e a Sborba, usa de seu poder como Líder da Bancada Federal para listar emendas de até R$ 600 mil a seus, digamos, currais eleitorais.



Irmandade jocumeira

Nesse contexto, sabe quem está pegando uma grana abençoada em emendas sob a liderança do pastor Alan Rick? Os parças e “irmãos” da Jovens Com Uma Missão, a internacionalíssima Jocum. Na lista aprovada recentemente pelo Conselho de Assistência Social, há organizações muito reconhecidas, como o Educandário Santa Margarida e outros, que precisam dos recursos.


Rodovia

Porém, é possível dizer que Alan Rick nem leu sobre a agenda de Lula no Acre, pois cobra do governo federal a reconstrução urgente da BR-364, destacando que a via está em estado crítico e “é essencial para a integração do Acre ao restante do país”.


Gladson sendo Gladson

Durante os eventos, Gladson mostrou toda a sua espontaneidade, como sempre. Teve momentos em que se emocionou com a presença de Lula e não escondeu de ninguém. Mas um homem de origem pobre de quase 80 anos de idade que poderá ser presidente do Brasil pela quarta vez é realmente admirável.


Tarifaço

Jorge Viana estará quase que permanentemente nos EUA para, junto com outros, negociar o tarifaço de Trump aos produtos brasileiros. A Apex tem escritório naquele País.


Acabando com os pobres

A grande cruzada do presidente norte-americano Trump contra os pobres do mundo teve mais um capítulo. Ele colocou a Força Nacional pra “eliminar” todos os moradores de ruas de Washington, que tem uma prefeita democrata.


Vários capítulos

Além das taxas comerciais sobre países pobres que vão gerar grande desemprego, a metralhadora de Trump contra os pobres não cessa. Sugeriu tirar toda a população palestina da Faixa de Gaza, que fica às margens do Mar Mediterrâneo, pra transformar o lugar num Resort pra ricos. O detalhe que o empresário encarregado do “negócio” é Jared Kushner, genro de Trump.



Caça aos adversários

Trump já fez intervenções com as Forças Nacionais em outras grandes cidades governadas por democratas, como Nova York e Los Angeles. Sempre colocando os prefeitos e prefeitas em situações delicadas.


O mito gringo

Trump é o ídolo dos bolsonaristas. Colocam nele todas as esperanças para derrubarem o ministro do STF, Alexandre de Moraes, e reabilitarem o Bolsonaro para disputa presidencial de 2026. Se conseguirem, sonham em fazer do Brasil uma filial dos Estados Unidos.


Compartilhe
Por
Da Redação