Categorias: Acre

“Não há justificativa para tarifa tão grande”, diz Jorge sobre ação de Trump

Por
Da redação ac24horas

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou nesta quarta-feira, 13, em um vídeo nas redes sociais a importância do pacote de R$ 30 bilhões oficializado pelo presidente Lula (PT) para apoiar os setores produtivos brasileiros afetados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos durante o governo Donald Trump.


O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.


“Então, o presidente Lula, com o ministro da Fazenda, o ministro Alckmin da Indústria, Comércio e Serviço, acaba de anunciar aqui no Palácio do Planalto um plano que dá suporte, que dá apoio para todos os setores produtivos brasileiros que estão sendo alcançados por essas tarifas inexplicáveis que um bom e grande parceiro comercial nosso está impondo, que são os Estados Unidos. Nosso comércio é secular para os Estados Unidos. É muito bom para o Brasil e ótimo para os Estados Unidos. Mas não precisava, porque não há nenhuma justificativa comercial com uma tarifa tão grande contra os produtos brasileiros”, afirmou Viana.


Segundo ele, a postura do governo brasileiro tem sido de diálogo e busca de alternativas. “Em vez de reclamar, o presidente Lula insiste em negociar, o Brasil quer negociar e, ao mesmo tempo, criar alternativas de mercado para as empresas e oferecer crédito, oferecer uma série de programas que garantam a sobrevivência dessas empresas no comércio internacional”, pontuou.


Viana ressaltou que a ApexBrasil também desenvolveu ações específicas para mitigar os impactos das tarifas. “A Apex montou também um programa muito importante com o setor de negócio, para que nós possamos trazer o mundo para o Brasil e levar o Brasil para o mundo, apoiando e fazendo um investimento que garanta que esses produtos que estavam sendo exportados para os Estados Unidos possam ir para outros países. E, ao mesmo tempo, tem uma presença no nosso escritório de Miami, lá em Washington, para garantir que, em uma associação com os setores americanos de comércio e os brasileiros, a gente trabalhar junto para excluir produtos do Brasil desse tarifaço. A gente tem esperança e vai trabalhar muito para que, nessa crise toda, a gente abra novas oportunidades para o Brasil seguir ganhando o mundo com seu comércio exterior”, finalizou.


Assista ao vídeo:


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas