Menu

Banco de leite de Cruzeiro do Sul já coletou mais de 280 litros do produto este ano

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância da amamentação, a equipe do banco de leite da Maternidade de Cruzeiro do Sul intensifica a busca pelo produto, que atende os demais municípios do Vale do Juruá. O leite é indicado principalmente bebês prematuros ou com baixo peso que não podem ser amamentados pelas próprias mães e precisam do líquido para se desenvolverem com saúde, terem mais chances de recuperação e ficarem protegidos de infecções, diarreias e alergias.


Até julho deste ano a equipe já coletou 288 litros de leite humano em 397 visitas domiciliares e distribuiu leite para 157 bebês. No ano passado foram 362 litros.


A nutricionista do banco de leite, Patrícia Taini, responsável técnica pelo processo de pasteurização do leite humano, diz que o leite deve ser dado às crianças até seis meses de idade.

Publicidade


“ A gente trabalha isso o ano todo, mas durante esse mês a gente busca reforçar essa campanha, falando da importância do leite materno, quais os benefícios e falando também dessa rede de apoio que a mãe precisa para poder ter essa continuidade nesse aleitamento materno. Aqui do Banco de Leite, a gente trabalha com as mães de Cruzeiro do Sul, de Rodrigues Alves, de Mâncio Lima e Gujará no Amazonas”, conta ela, ressaltando a importância das mães doarem leite para salvar cada vez mais crianças.



“A gente faz as coletas onde a gente conseguir ir, que a mãe quiser ser doadora, a gente tá indo. Um dos mitos é pensar que se doar, vai acabar o leite. Não, a doação de leite é daquele que está excedendo. Quem é mãe sabe, né, quem já passou numa gestação sabe que, às vezes, você tem uma produção tão grande que, às vezes, pode dar febre, o seu peito pode ficar vermelho. É justamente com esse leite que seria jogado fora, aquele leite que está sobrando que precisamos. Aquele leite que o seu bebê mamou e, mesmo assim, seu peito continua com muito leite, esse leite é o da doação”, explica ela.


“Atualmente o banco tem de 25 a 30 mães doando. Se tem uma mãe com o bebê na UTI, que por algum motivo ela não consegue amamentar, 5ml de leite salva essa vida. O leite que a gente chama de leite cru, que a mãe coleta em casa, vale no congelador por 15 dias. E a gente faz essa coleta antes porque ele passa por um processo de pasteurização, ou processamento do leite, que é garantir que esse leite doado vai estar na condição necessária para esses bebês prematuros, esse bebê da UTI receber esse leite. Depois que ele é pasteurizado, vai ter uma duração de seis meses no congelador. Normalmente não dura porque normalmente a gente pasteuriza e já vai utilizando aqui na demanda”, conta ela.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress