Jota Júnior durante transmissão do SporTV; jornalista revelou que não irá mais narrar partidas - Foto: Reprodução/SporTV
O jornalista esportivo José Francischangelis Júnior, mais conhecido como Jota Júnior, anunciou que irá se aposentar da carreira como narrador. Com 50 anos de trabalho, sendo 24 deles na Globo, ele explicou que já havia pensado bastante sobre a decisão. “Não dá mais”, disse.
A aposentadoria foi anunciada por ele em entrevista ao UOL: “Eu já havia tomado essa decisão há algum tempo. Parei. Não dá mais”. Dias antes, ele chegou a fazer uma publicação nas redes sociais na qual mencionava justamente o fim de ciclo. A postagem foi apagada posteriormente.
“Quando me perguntam por que não volto a narrar, são 30 meses já, reitero que é muito importante saber a hora de parar. Primeiramente, que os convites quase desaparecem por causa do etarismo e da filosofia correta de renovar o quadro de narradores. Depois vem a autoavaliação e o reconhecer que a garganta não é mais a mesma”, escreveu ele.
“E aí vem a conclusão de que chegou a hora. A dinâmica numa transmissão é incrível. Exige muito da cabeça. Transmitir ao vivo não tem script. É puro e total improviso. Atenção extrema. Confesso que hoje não estaria apto a desenvolver um trabalho com a quase perfeição que se exige”, completou.
Saída da Globo
Jota Júnior foi demitido da Globo em março de 2023, depois de 24 anos na emissora. O locutor atuava em transmissões do Sportv, principalmente em jogos da Série B do Campeonato Brasileiro e de times paulistas.
Na época, em entrevista ao Notícias da TV, Júnior confirmou a informação e explicou qual havia sido a justificativa da Globo. “Alegaram cortes financeiros. Ajustes”, disse ele.
Em sua conta privada no Instagram, na ocasião, ele lamentou o ocorrido: “No mês que completo 24 anos de casa, estou deixando o Sportv. Acabou de ser comunicado. Pouco a dizer, mas agradeço a todos que acompanharam o meu trabalho”.