Uma força-tarefa composta por técnicos do Ibama, uma médica veterinária, policiais da Polícia Militar Ambiental e o Corpo de Bombeiros busca uma onça-pintada que vem sendo vista em áreas próximas ao rio Urupá, no primeiro distrito de Ji-Paraná (RO). Câmeras de segurança registraram o animal circulando pelos bairros Urupá e Novo Ji-Paraná.
A operação utiliza drones com sensores de aproximação e armadilhas para tentar capturar o felino, que foi avistado pela primeira vez no dia 5 de agosto, ao tentar entrar em um condomínio de luxo no terceiro distrito, próximo a uma faculdade.
Imagens recentes indicam que a onça continua rondando bairros na margem esquerda do rio, dentro do perímetro urbano, aumentando o risco de incidentes. Segundo especialistas, o animal apresenta sinais de estresse por estar fora do habitat natural, passando o dia escondido na mata e saindo à noite para caçar.
Pegadas foram encontradas em uma trilha perto da estação de captação de água da Caerd. O tamanho indica que se trata de um exemplar adulto, que circula sozinho. Como a área é densamente habitada, o risco de ataques preocupa as autoridades.
Moradores que avistarem a onça devem acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.