Na maioria das cidades do Acre os rios estão com baixo volume de água nesta época do ano, situação que se repete em Marechal Thaumaturgo, onde o Rio Amônia deságua no Juruá na frente da sede do município.
No último dia 13 de julho, um vídeo circulou nas redes sociais mostrando um trator atravessando o leito do Rio Amônia em Thaumaturgo, evidenciando o baixo nível das águas do manancial. Nos meses de seca, é comum que o tempo e os custos de viagem aumentem consideravelmente. Em casos mais extremos, há risco de interrupção total do tráfego de embarcações, o que pode impactar o fornecimento de itens básicos à população.
No último sábado, 9, choveu no município, elevando o nível de água do Amônia em mais de um metro, o que ainda não é suficiente para aliviar os moradores, que dependem do Juruá e do Amônia para terem o abastecimento de alimentos e outros itens essenciais.
Um morador do município gravou um vídeo mostrando a situação deste domingo, 10. Ele mostra como está atualmente o Juruá e no fim da gravação diz que o manancial está subindo.