A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade Urbana e Transportes e o Departamento Estadual de Trânsito- Detran, estão fazendo alterações nos semáforos da cidade e construindo faixas elevadas para garantir mais segurança no trânsito, além de melhorar a mobilidade no município.
Dois semáforos, o da Praça de Táxi e o do cruzamento das avenidas Boulevard Thaumaturgo e Joaquim Távora, passaram a funcionar desde sábado, 9, com setas direcionais para conversão à direita. Também houve redução de tempo em alguns semáforos e a instalação de botoeiras para os pedestres.
O Secretário Municipal de Trânsito, Mobilidade Urbana e Transporte, Jonas Saraiva, enfatiza que as mudanças foram possíveis graças à parceria da gestão do prefeito Zequinha Lima com o Detran.
“Nosso Prefeito Zequinha Lima nos garantiu a estrutura para fazermos uma mudança nos semáforos do centro, autorizando as converções à direita por setas direcionais em dois semáforos ali na região. O objetivo é oferecer uma mobilidade maior às pessoas, haja vista que o semáforo tende agora a abrir simultaneamente com outro tempo. Acreditamos que vai melhorar bastante essa questão da mobilidade, e esse é o nosso grande objetivo nesse momento. Também estamos colocando botoeiras de pedestre em alguns pontos“, relata.
A botoeiras são semáforo que, quando acionado, registra em sua programação o pedido de travessia do pedestre e assim, fecha o sinal, parando temporariamente o trânsito para sua travessia com segurança.
“Aonde não tem botoeiras já existe o tempo do pedestre, então abre automaticamente para as quatro vias cada vez e o quinto é o pedestre. Com a instalação da botoeira não vai ter esse tempo automático e aí o cidadão aciona o botão e vai fechar o semáforo de veículos e vai abrir o do pedestre. Só nessa mudança que nós estamos fazendo agora, a previsão é que a gente instale 14 pontos de acionamentos do tipo botoeira na cidade”, concluiu o secretário.
A parceria entre a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e DETRAN também garante a construção de três faixas elevadas, sendo uma na Avenida 25 de Agosto, entre a Rua Asmirex e a rotatória próxima ao Complexo Esportivo, outra na Rua Tarauacá, que fica nas proximidades do Mercantil Cohab e a terceira no Bairro da Várzea, em frente a creche Marcelino Champagnat. Além dessas que estão em construção, o município também conta com faixas elevadas em frente o Teatro do Nauas, no Bairro São Alves e em frente ao Aeroporto Marmud Cameli.