Categorias: Destaque 2

“Avança Ideb”: Rio Branco lança projeto para fortalecer educação municipal

Por
Da redação ac24horas

A Prefeitura de Rio Branco lançou nesta segunda-feira, 11, oficialmente o projeto Avança Ideb, com o objetivo de aprimorar o desempenho dos alunos da rede municipal e elevar os índices de qualidade da educação básica no município. O evento aconteceu no auditório da FIEAC, com a presença de autoridades, vereadores, professores e diretores escolares.


O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um indicador nacional criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que combina dados de fluxo escolar e desempenho em avaliações como a Prova Saeb.


O prefeito Tião Bocalom destacou as ações prioritárias da gestão para a educação desde o início do mandato. Segundo o gestor, os investimentos passam desde a construção de novos espaços a programas como Mente Inovadora, de Israel.


Foto: David Medeiros/ac24horas.com

“Sem dúvida nenhuma, veja que desde quando nós chegamos na prefeitura de Rio Branco, nossa preocupação foi, primeiro de tudo, colocar as nossas crianças de 0 a 2 anos nas creches. A outra coisa foi investir pesado nas séries iniciais que são de responsabilidade da prefeitura de Rio Branco. Demos aumento salarial, em seguida a gente adquiriu o Programa Mente Inovadora, o programa israelense, em torno de 120 municípios no Brasil apenas fizeram isso e ganhamos o prêmio, secretário, ganhamos o prêmio de primeiro lugar em satisfação para o programa no Brasil. Colocamos internet em todas as nossas escolas, demos o tablet para as crianças, notebook para os professores e, depois, agora, esse último avanço que a gente acabou de fazer um investimento grande, que é na área de robótica. Os mesmos robozinhos que hoje as crianças da Alemanha estão trabalhando na sala de aula, as nossas crianças de Rio Branco também estão trabalhando aqui. São poucas cidades brasileiras que adquiriram esse programa de robótica da Alemanha. Então, eu estou muito feliz com o que o nosso secretário está fazendo todos os dias. Ele está se dedicando e a gente está fazendo todo investimento necessário para melhorar a qualidade de ensino aqui da nossa cidade. O Alysson tem sido um guerreiro, um parceiro, deu demonstração lá como secretário de Saúde, de um bom gestor, e está fazendo a mesma coisa hoje aqui na nossa prefeitura, dentro da Secretaria de Educação”, pontuou.


Foto: David Medeiros/ac24horas.com

A professora Ytala de Souza Soares Rolim, da rede municipal, ressaltou a receptividade e os benefícios do projeto. “Estamos aqui no lançamento do projeto Avança Ideb, que já iniciou na escola. Nós estamos praticando desde o primeiro bimestre já, com o apoio da Seme, e essa valorização da sala de aula, do aluno como o protagonista da educação. Com certeza, o projeto Avança Ideb traz questões pertinentes para os meninos que tiveram dificuldades nos anos anteriores”, destacou.


Foto: David Medeiros/ac24horas.com

O secretário de Educação e vice-prefeito, Alysson Bestene (Progressistas), falou sobre os bons resultados já obtidos e as metas com o novo material didático. “Tendo em vista que a Prefeitura de Rio Branco já vem com números muito favoráveis e positivos ao longo dos anos, nós somos a segunda capital do país com o melhor indicador do Ideb. Uma prova importante, que é a prova Saeb, avalia os nossos alunos do quinto ano. E, através desse novo material, a gente espera atingir o ouro. Nós somos hoje o segundo colocado no país entre as capitais, perdendo apenas para Goiânia, que teve a nota 6,5, e a nossa foi 6,4, diferença de um décimo. Queremos agora reforçar a nossa rede com esse material próprio e inédito. Lançamos esse material voltado para o quinto ano justamente para reforçar, junto com todos os investimentos que a Prefeitura, através do prefeito Tião Bocalom, tem feito na educação. Esperamos chegar no final do ano, depois da prova, e no próximo ano receber uma nota melhor. É um trabalho para buscar cada vez mais uma educação de qualidade para as nossas crianças. Esse é o desejo do prefeito Tião Bocalom e de todos nós: formar professores, capacitar e, consequentemente, melhorar o aprendizado dos nossos alunos. Esse material que lançamos hoje, para entregar nas escolas e até ajudar outros municípios, é exatamente para reforçar nessa prova de avaliação, através da Prova Saeb, agora de 2025”, finalizou.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas