Menu

A estratégia que levou o MP do Acre para o ranking dos mais influentes do Brasil

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mesmo sendo de um dos menores estados do país, o Ministério Público do Acre conquistou um lugar entre os 10 MPs mais influentes nas redes sociais. A instituição figurou por duas vezes seguidas no ranking nacional (2024 e 1º semestre de 2025), segundo dados da Social Media Gov, uma plataforma especializada no monitoramento e análise da comunicação pública digital.


O uso inteligente dos memes tem sido adotado como uma das ferramentas para conquistar novos seguidores e fazer com que os conteúdos alcancem mais pessoas. As collabs e a linguagem simples para divulgar o trabalho de uma instituição do meio jurídico também fazem parte da estratégia de comunicação.


Publicidade


Em junho, dois vídeos com demonstrações práticas de como as linhas de pipa com cerol são capazes de perfurar ou cortar objetos receberam mais de meio milhão de visualizações somente no Instagram, onde o MPAC tem mais de 35 mil seguidores.


As publicações foram feitas em colaboração com o governo do estado, PM, Procon, Corpo de Bombeiros e veículos de comunicação, e somam, até agora, mais de 10 mil curtidas, quase 400 comentários e 3.900 compartilhamentos.


Em outubro do ano passado, o MP do Acre ingressou no Tik Tok, rede social para criação e compartilhamento de vídeos curtos. A intenção era ampliar a comunicação com a sociedade e alcançar novos públicos, especialmente os jovens.


Em menos de um ano da estreia, a instituição já alcança o 1º lugar, desbancando MPs de estados maiores. Na plataforma, o post sobre o caso da mulher agredida com 60 socos no elevador recebeu mais de 500 mil visualizações. “Mesmo tendo sido registrado no Rio Grande do Norte, optamos por produzir esse conteúdo e dar visibilidade a um problema que é comum a todos os estados, que é a violência de gênero”, explica a Diretoria de Comunicação do MPAC.


Na última quinta-feira, 7, durante o XVIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Combrascom), realizado em São Luís (MA), o MPAC recebeu a certificação da Social Media Gov.


A plataforma considera dados de engajamento, incluindo curtidas, comentários, compartilhamentos e outras formas de interação nas redes sociais para divulgar o ranking nacional.


Resultado totalmente orgânico, diz MPAC


Segundo o MPAC, figurar entre os 10 MPs com maior influência nas redes sociais é o reflexo de uma comunicação que se conecta com as pessoas, que tem a transparência como um valor e que busca fortalecer o diálogo com a sociedade. Os resultados vêm de postagens orgânicas, sem impulsionamento ou anúncios pagos.


“Cada conteúdo é pensado com propósito, cada collab, o humor que acompanha algumas postagens, nada é feito de forma aleatória. Tudo é estudado e faz parte de uma estratégia muito bem definida”, afirma o órgão.


Atualmente, o MPAC está presente no Instagram, Tik Tok, X (antigo Twitter), Facebook e YouTube, além de perfil no Spotify.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress