Menu

MPF pede bloqueio de recursos do AM por descumprir prazo do STF

Foto: Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público Federal (MPF) acionou a Justiça Federal para que o Estado do Amazonas pague multa de R$ 100 mil e tenha recursos financeiros bloqueados por não cumprir o prazo de 120 dias, definido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), para criar o Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (MEPCT). O prazo começou em 1º de fevereiro de 2025 e terminou em junho.

Além da multa já prevista na sentença, o MPF pediu que o valor seja reajustado e cobrado mensalmente, no montante de R$ 77 mil, caso o descumprimento continue. A medida integra o acompanhamento que o órgão vem realizando para garantir a implementação do Sistema Estadual de Prevenção à Tortura, previsto na Lei nº 12.847/2013.

Anúncio

A iniciativa ocorre diante de um histórico de graves denúncias de maus-tratos e torturas no sistema prisional amazonense. Entre os casos recentes está o de uma mulher indígena da etnia Kokama, que relatou ter sofrido abuso sexual e outras violações durante prisão em Santo Antônio do Içá (AM). Segundo o MPF, houve negativa de assistência médica, psicológica e jurídica; encarceramento em cela masculina; intimidação de familiares; ausência de audiência de custódia; permanência ilegal por cinco meses em carceragem e transferência para Manaus, o que a isolou da família.

O MPF também destaca outros episódios emblemáticos:

• 2017: Rebelião no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, em Manaus, com 56 mortos;

• 2018: Agressões contra detentos no Compaj;

• 2019: Morte de 55 presos em unidades prisionais;

• 2020: Abusos, ilegalidades e torturas em operação policial no Rio Abacaxis, envolvendo autoridades da Polícia Militar e do governo estadual;

• 2022: Casos de tortura e violações de direitos humanos em inspeção na delegacia de São Gabriel da Cachoeira.

O MPF afirma que a criação do MEPCT é essencial para prevenir novas violações e assegurar o cumprimento das normas nacionais e internacionais de proteção aos direitos humanos.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.