Na cidade marcada por muitas polêmicas e poucas entregas, o doutor vai embolsar mais de R$ 13 milhões em dois contratos assinados pela gestão. Um para consultas médicas e outro para exames de imagem. Entre as especialidades, de ultrassonografia testicular à psiquiatria, passando pela proctologia em dose dupla. O povo, claro, continua na fila. Já o doutor, está rindo com o carimbo.
Educação especial
Boa notícia: a SEE criou a Central de Referência em Educação Especial do Acre para apoiar escolas no atendimento a alunos com dificuldades de aprendizagem e interação social. A iniciativa envolve equipe multidisciplinar e abrange estudantes com ou sem diagnóstico médico. Essa é mais uma ação do secretário Abserson Carvalho.
Feriado quase sacro
Só cuidado para não fazer do 6 de agosto o Dia Estadual da Cura da Ressaca… Em 2026 é melhor compatibilizar o fim da Expoacre com esse feriado, que é sagrado para muitos acreanos.
Silêncio
A esquerda ainda não encontrou um nome competitivo para disputar o governo do Acre em 2026. Numa pesquisa, os nomes testados — Binho, Kamai e Thor — não ameaçam os favoritos. A ausência de definição deixa o tal “campo progressista” desmobilizado.
Retorno
Como novidade, o ex-governador Binho Marques reapareceu na pesquisa Data Control como opção do PT. Com 5,1%, lidera entre os nomes da esquerda, mas ainda distante dos principais concorrentes. O desafio é transformar reconhecimento em intenção de voto.
Aposta
O vereador André Kamai e o médico Thor Dantas foram testados como novidades na disputa estadual. Ambos têm baixa pontuação e são pouco conhecidos fora da capital. Crescimento dependerá de alianças fortes e apoio nacional. É isso.
Questão de identificação
Quem acompanha o ex-governador Binho nas redes sociais vai perceber que a sua identificação política maior é com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. É uma amizade de muitos anos que está mais firme do que nunca.
Laboratório
O nome é feio: “Bromatologia”. E o que diabo é isso? É a análise de tudo o que compõe um alimento. Alguns professores chamam de “composição centesimal”. Quando se compra um produto e se tem a paciência de ver o que está se comprando, está tudo escrito no rótulo. Pois é. A Ufac inaugurou um laboratório desse.
Leite
Entre outras coisas, vai servir para pesquisas de estudantes de Veterinária e também prestar serviços para os produtores. Por exemplo: os queijos produzidos aqui no Acre… a qualidade do produto pode ser atestada por esse laboratório.
Semelhante
Trabalho semelhante já teve muito impacto aqui, feito pela Utal, também da Ufac. Inclusive, a qualidade do nosso queijo foi notícia por um bom período porque o laboratório encontrou coliformes fecais acima do permitido. Esses laboratórios são fundamentais para saber o que colocamos no nosso prato.
Aftosa
O que aconteceu ontem, na sede do Idaf em Rio Branco, foi coisa de muita importância. Esse acordo de cooperação técnica com o Amazonas e Rondônia é o desfecho de um aperreio ocorrido em janeiro, quando o Mapa queria colocar os três estados em um “blocão” com mesma classificação.
Reação
A reação foi forte e coesa. Faeac, Fundepec, Apex se articularam. Na ocasião, uma reunião foi marcada para Porto Velho. Um dos compromissos foi a realização de um acordo técnico para que os três estados possam efetivar ações conjuntas, caso ocorra algum caso de aftosa no país.
Mapa
A ordem é garantir ao mercado que os estados do bloco IV têm condições de se proteger. Um representante do Mapa veio de Brasília para referendar o acordo. A coluna não se cansa de lembrar: o Idaf maneja com a cadeia produtiva mais consolidada do Acre.
Lula lá… no Acre
O que se espera dessa agenda presidencial em Rio Branco (AC) é a efetivação do discurso. Concretização das promessas e abrir portas para mais desenvolvimento.
É do Acre!
Empresas acreanas do ramo alimentício se destacaram no evento do IFood, em São Paulo, nessa semana. A festa reuniu empresas do Brasil inteiro cadastradas na plataformas. A Mimus ficou em segundo lugar como melhor doceria da Região Norte e a Churrascaria Canaã foi eleita melhor restaurante de comida brasileira no Norte. O feito não é pra qualquer um. Parabéns !!