Categorias: Blog do Crica

O buraco é mais embaixo

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

O senador Sérgio Petecão (PSD), descartou ontem ao BLOG abrir mão da presidência do partido e da sua candidatura ao Senado; e disputar uma vaga na Câmara Federal, como moeda de troca do senador Alan Rick (UB) se filiar ao PSD, para disputar o governo. “Eu vejo até como piada, duvido que alguém tenha a coragem de me fazer este tipo de proposta. Sou candidato ao Senado, não abro, porque vou disputar a reeleição no meu melhor momento político. Sou um dos fundadores do PSD, fui o primeiro senador a se filiar ao partido, tenho história. Se o Alan quiser ser candidato a governador pelo PSD não tenho objeções, será bem-vindo, mas, jamais, tendo que renunciar da minha candidatura ao Senado para isso acontecer”, disparou Petecão. Disse ainda que o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, nunca lhe falou e nem vai propor a retirada de sua candidatura à reeleição. “O Kassab é um amigo próximo,” destacou Petecão. Destacou que sua pauta do momento é continuar a trabalhar a sua candidatura ao Senado.


VAI GERAR CONFUSÃO


O senador Alan Rick (UB), nunca me fez a declaração, sempre é comedido nas suas falas públicas, mas seus assessores ou seguidores próximos espalharam pela cidade que o senador Alan Rick (UB) assumirá a presidência do partido e não deixará o Sérgio Petecão disputar o Senado, por achar que com ele não chapa lhe causará desgaste. Minha opinião: se de fato o jogo é esse, estão jogando errado. Quando se quer entrar num partido sem confusão, tem que começar conversando com seus membros, buscar um consenso, e não vir de cima para baixo. Política se faz com conversa, este é o melhor caminho. Os outros dão confusão.


CHANTAGEM REJEITADA


O presidente do Senado, David Alcolumbre, foi duro ao dizer não aceitar a chantagem de senadores de extrema direita bolsonaristas, para colocar em pauta o pedido de impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes. As cenas patéticas de se amordaçar, no máximo, serviram para causar risadas. Mais um ato inócuo para tentar conseguir o Bolsonaro ser candidato em 2026.


MAIOR BOBAGEM


Ainda há desinformados espalhando fake news de que o impeachment de Moraes depende do voto do senador Sérgio Petecão (PSD). Quem coloca um impeachment em pauta é o presidente do Senado, e não o Petecão; se informem primeiro, antes de postarem essas bobagens contra o Petecão. Essa matéria nem vai para o plenário, falam sobre algo que nem existe. Estão desinformados.


DIA DE SÃO NUNCA


Sabem quando esse PCCR da Saúde prometido pelo deputado Adailton Cruz (PSB), vai à ALEAC para ser votado? Dia de São Nunca de Tarde. Não há vontade política do governo para a sua aprovação. Isso está claro.


NÃO É IMPEDITIVO


A ex-deputada federal Vanda Milani (PSDB) vai levar seu nome mais uma vez para buscar uma vaga na Câmara Federal. O fato da nora Fernanda Hassem (PP), também, ser candidata a deputada federal não é impeditivo. Ambas têm nichos políticos diferentes.


RECONHECER É VIRTUDE


O reconhecimento é uma virtude. O governador Gladson Cameli deu um exemplo de que na política pode-se reconhecer os favores de um adversário, sem ser seu aliado, ao dizer que receberá o presidente Lula com honras de estado. O condenável é a ingratidão política. Isso é terrível!


VIROU UMA CONFUSÃO


O senador Alan Rick (UB) sabe que não será o candidato ao governo do estado da aliança entre o PP e o União Brasil. Por isso, tem que se definir sobre para qual partido irá e cessar a oscilação que uma hora estará no Republicanos, outra no MDB e outra no PSD. Pode acabar criando arestas com um desses partidos.


A PREFERIDA


A ex-deputada federal Jéssica Sales (MDB) é a preferida para ser a vice, seja da chapa ao governo da Mailza Assis (PP) ou da chapa do senador Alan Rick (UB). Jéssica é uma liderança no Juruá, onde perdeu a eleição para a prefeitura por menos de 200 votos. Somaria muito na região em qualquer chapa.


NÃO CANSA DE REPETIR


O senador Márcio Bittar – vai assumir o comando do PL no estado – não cansa de repetir, que a prioridade nacional do partido é eleger senador e não governador. A grande disputa de 2026 é pela maioria no Senado.


CASA DE MENINO BIRRENTO


As cenas patéticas de chantagem política que se viu ontem no Senado e na Câmara Federal lembra uma casa repleta de meninos e meninas birrentos. Reduziram o parlamento brasileiro a uma Casa de Noca, onde todos gritam e ninguém manda, e não há respeito. Esses são os nossos políticos.


O JOGO COMEÇA NO STJ


O jogo político de 2026 somente terá um quadro real depois do julgamento do governador Gladson no STJ, o resultado pode mudar tudo ou não mudar nada. Tudo o que se fala hoje sobre o cenário do Senado e do Governo, é algo imponderável.


POR ACLAMAÇÃO


A eleição para a presidência regional do MDB vai acontecer por aclamação. O único candidato deve ser o atual presidente, Vagner Sales (MDB).


CHAPA ENCAMINHADA


O MDB pode ter uma chapa para deputado estadual com nomes fortes, entre eles os dos deputados Tanízio Sá, Antônia Sales, Michelle Melo, ex-prefeito Marcus Alexandre e vereador Éber Machado. E pode atrair outros nomes de peso. Só não tem chapa para a Câmara Federal.


PODEM DESAGUAR NO PP


Deputados que estão sem legenda para 2926 por determinação de seus partidos, como André da Farmácia, Pablo Bregense, Eduardo Ribeiro, Fagner Calegário, entre outros, podem desaguar na federação PP-UB, se tornando a chapa mais forte na briga por vagas na ALEAC. Lá, já estão os deputados Nicolau Junior, Manoel Moraes, Maria Antônia e José Bestene. Só cobra criada.


FEITO CONSEGUIDO


A vice-governadora Mailza Assis (PP) conseguiu um feito importante: unificou a máquina estatal em torno da sua candidatura ao governo.


PORTA ERRADA


Vereadores foram bater na porta errada ao reivindicarem no DERACRE a recuperação de ramais. A responsável pelos ramais da capital é a prefeitura de Rio Branco. Não é um trabalho da competência do governo. Se têm medo de reclamar ao Velho Boca, já é uma outra história.


O QUE É A POLÍTICA!


O PCdoB era o partido de maior militância política aguerrida e de várias lideranças. Hoje, suas lideranças ficaram restritas ao casal Edvaldo Magalhães e Perpétua Almeida. Eternos, só os diamantes.


TIRANDO A DÚVIDA


O prefeito Tião Bocalom recebeu, sim, convite do cerimonial do presidente Lula para estar presente na curta visita que fará ao estado. Não lhe tiraria pedaço e não deixaria de ser bolsonarista, se fosse só agradecer os investimentos do governo federal na prefeitura da capital. Seria um ato litúrgico.


FRASE MARCANTE


“Quer desagradar um político? Não fale dele nem de bem e nem de mal”. Frase do saudoso ex-governador Geraldo Mesquita.


Compartilhe
Por
Luis Carlos Moreira Jorge