O presidente nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Marconi Perillo, esteve em Rio Branco nesta quinta-feira (7) para uma série de reuniões políticas a portas fechadas na sala da presidência da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O encontro contou com pelo menos três pré-candidatos da sigla e teve como pauta central a montagem de chapas para as eleições de 2026.
O presidente da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (FEM), Minoru Kinpara, destacou que as conversas ainda estão em fase inicial, mas já buscam alinhamento com o governo do Estado.
“Estamos no início das conversas. A vinda do nosso presidente nacional, ex-governador e ex-senador Marconi Perillo, reafirma o compromisso do PSDB em estar junto com a nossa vice-governadora, provável candidata ao governo em 2026. Queremos montar uma chapa forte para deputado federal e estadual, com o apoio do governador e da vice, fortalecendo ainda mais o time em prol do Acre”, declarou.
Kinpara citou ainda nomes que já estão no radar do partido, como o deputado estadual Pedro Longo e a ex-deputada federal Vanda Milani, ambos cotados para compor a chapa tucana.
Pedro Longo confirmou que já aceitou o convite para ingressar no PSDB e que sua filiação oficial ocorrerá em março de 2026, no período da janela eleitoral.
“Nós estávamos aguardando essa reunião oficial com o governador e a vice. Com o compromisso firmado, não há mais nada que impeça essa caminhada conjunta. Pela lei, só posso me filiar em março”, explicou.
O deputado federal Eduardo Veloso (União Brasil) também participou do encontro, mas negou que tenha discutido candidatura ao Senado. “Viemos conversar sobre a conjuntura política. Minha prioridade é a reeleição como deputado federal. Se houver convite para outro cargo, me sinto preparado, mas, no momento, não é o caso. Estamos trabalhando pela unidade para vencer o governo”, disse.
O ex-prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, também conversou com a reportagem e defendeu uma união entre o Podemos e o PSDB. “Eu sou do Podemos. Na verdade, ainda espero que possa haver, pelo menos, uma federação do Podemos com o PSDB, até porque temos outros candidatos dentro do Podemos e ainda não há uma chapa fechada. O governador esteve aqui, conversou com vários, e o doutor Pedro Longo me convidou para dialogar. Acho que conversar é normal. Na eleição passada, também veio um representante nosso do Podemos aqui e todos participaram da reunião. Eu vim para esta reunião justamente para conversar com o presidente e tratar dessa questão. Como falei para ele, espero ainda ver uma federação, pois há outros colegas nossos no Podemos que precisam formar a chapa. O que coloquei para ele foi isso. Ainda temos tempo para conversar, pensar e formar essa chapa. É claro que, se o Podemos não formar uma chapa, não temos condições. Se o PSDB não formar uma chapa, também não temos condições. Então, um ou outro, se não fizer federação, precisa ter uma chapa. Mas eu sou do Podemos, tenho um compromisso com a Renata Abreu, e isso ficou muito claro”, afirmou.