O quadro de saúde do apresentador Fausto Silva, o Faustão, é mais complicado do que havia sido noticiado inicialmente. Um novo boletim médico divulgado pelo Einstein Hospital Israelita na noite desta quinta-feira (7) revelou que o comunicador, na verdade, está internado desde 21 de maio. Na quarta (6), ele passou por um transplante de fígado e, hoje, recebeu um novo rim.
“Fausto Silva está internado no Einstein Hospital Israelita desde o dia 21 de maio de 2025, devido a uma infecção bacteriana aguda com sepse. Durante o período, passou por controle infeccioso e reabilitação clínica e nutricional, para estabilização do quadro de saúde”, começa o texto.
“O paciente foi submetido a um transplante de fígado nesta quarta-feira, 6 de agosto, combinado a um retransplante renal, planejado há um ano e realizado hoje, 7 de agosto. Os procedimentos ocorreram após o Einstein ser acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e confirmar a compatibilidade dos órgãos doados por doador único”, finaliza a nota.
O boletim é assinado pelo nefrologista Alvaro Pacheco e Silva Filho, pelo cardiologista Fernando Bacal, por Marcelo Bruno de Rezende, cirurgião da equipe de transplante hepático do Einstein, e Eliezer Silva, diretor executivo de sistemas de saúde da instituição.
João Silva, um dos filhos de Faustão, cancelou a festa que aconteceria em sua casa nesta quinta para comemorar a estreia do Programa do João no SBT. No entanto, o jovem apresentador alegou apenas “problemas pessoais” e não entrou em maiores detalhes sobre o quadro do pai.
Faustão está afastado da televisão desde que deixou a Band, em maio de 2023. O apresentador ficou mais recluso depois de passar por dois transplantes e encarar um longo período de recuperação. Ele também já precisou encarar um processo de hemodiálise.
O ex-comandante do Domingão foi submetido a um transplante de coração em agosto de 2023 após ser diagnosticado com insuficiência cardíaca. A cirurgia foi bem-sucedida, e o apresentador iniciou um processo de recuperação sob supervisão médica.
Em fevereiro de 2024, o veterano passou por um transplante de rim devido ao agravamento de uma doença renal crônica. A operação ocorreu sem intercorrências, e ele permaneceu internado para monitoramento da adaptação do novo órgão e controle clínico.
Durante o período pós-operatório, porém, o apresentador enfrentou complicações, incluindo episódios de rejeição ao rim transplantado. Em celebração aos 75 anos de Fausto Silva em maio, Luciana Cardoso, mulher do comunicador, afirmou que é uma “dádiva” ele estar vivo após ter enfrentado tantos problemas de saúde.
“Celebrar a vida! Mais um ano! A dádiva de estar vivo graças à generosidade de alguém que possibilitou estar junto de sua família por mais tempo. Peço a Deus que você consiga superar tantas dificuldades e que possa viver da maneira mais leve e plena, com a saúde que você vai reconquistar”, disse.