Menu

MDB em primeiro lugar

O MDB não vai olhar pelo retrovisor da última eleição municipal como base para fazer alianças na disputa do governo em 2026. Foi o que deixou claro ontem em conversa com o BLOG o presidente do MDB, Vagner Sales. “Vamos fazer uma aliança olhando o que for melhor para o partido. Vamos ter que estar presente na foto da chapa majoritária. Em primeiro lugar estará o interesse do MDB, é isso que tenho conversado dentro do partido, o que passou na eleição municipal, fica para trás,” destacou Vagner Sales. Voltou a reiterar que não tem conversa fechada com nenhum dos candidatos a governador e continuará conversando com todos. Mas de um ponto não abre mão: do partido ser representado na chapa majoritária. O MDB, pelo visto, não quer ser mero puxadinho em 2026.


NENHUM PROBLEMA


Vagner Sales disse ainda ao BLOG crer que o senador Alan Rick (UB) se filiará ao partido, mas ressaltou que, se não ocorrer, o MDB não terá problema algum em fazer uma aliança com a vice-governadora Mailza Assis, na disputa do governo. Ou seja, o cenário está aberto para alianças.


PESQUISA É MOMENTO


Ninguém fica matutando sobre resultados de pesquisas hoje, porque estamos distante da eleição para governador e senador. É cedo, muito cedo para fazer projeções de como ficarão as candidaturas ao 2026.


FORA DA CONVERSA


O ex-prefeito Marcus Alexandre já deixou claro à executiva do partido que, se o MDB abrir conversas com o ex-prefeito Tião Bocalom, sobre a candidatura ao governo, não se sentará na mesma mesa. Quer ver o velho Boca à léguas de distância em 2026.


LUCROS E LUCROS


A EXPOACRE gerou emprego e renda legal aos empresários que levaram seus negócios para o local. Não se pode citar o santo, mas sabe-se que, também, teve negócio que gerou muito lucro, não sendo nada republicano. Pena que as fontes não querem citar de público, mas sabe-se que falaram em determinado órgão de controle.


POSIÇÃO DE ESTADISTA


Ao anunciar que vai receber o presidente Lula com todas as honras, por ter destinado muitos recursos ao Acre, o governador Gladson Cameli, mesmo não sendo o petista o seu candidato a presidente, age como estadista e não como um menino birrento. Política se faz de maneira grande. Não com birra ideológica.


BRIGADEIRO FORA


A informação que se tem é que a ex-deputada federal Jéssica Sales (MDB) saiu contente da conversa reservada que teve com a vice-governadora Mailza Assis. A conversa, por certo, não rolou sobre como fazer brigadeiro.


ALAN NO PSD?


A informação que chegou no início da noite de ontem ao BLOG foi que o senador Alan Rick (UB) teve uma conversa avançada com a direção nacional do PSD, para disputar o governo pelo partido. Não deu para fazer uma checagem com o senador Sérgio Petecão (PSD), por isso a nota é publicada com ressalva.


AGENTE SECRETO


Quem mais trabalha para o senador Alan Rick (UB) se filiar ao PSD é o ex-presidente do BASA, Marivaldo Melo,uma espécie de agente secreto da operação. Marivaldo é da cozinha do Petecão.


PERGUNTA NO AR


A pergunta que fica no ar, é essa: caso o senador Alan Rick UB) venha a se filiar ao PSD, quem vai ficar com o comando do partido, o Alan ou o senador Sérgio Petecão, atual presidente do PSD?


APOSTANDO NO FUTURO


O que pode levar o senador Alan Rick (UB) a se mover para uma filiação ao PSD, é a certeza de que a sigla não marchará com o Lula para presidente, mas com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (PSD).


SITUAÇÃO PROVÁVEL


Caso aconteça a filiação do senador Alan Rick (UB) ao PSD, a situação provável de ser gerada é que o MDB venha a fazer uma aliança com a candidatura da vice-governadora Mailza Assis (PP) para o governo.


FIRME COMO UMA TORRE


Não procede a boataria de que o secretário da SEGOV, Luiz Calixto, se encontra com a cabeça prestes a ser cortada pelo governo. Está mais seguro que uma torre de pedra. Ademais, será figura importante e de primeira linha na campanha da vice-governadora Mailza Assis ao governo.


CHAMADO PARA UMA CONVERSA


O deputado Clodoaldo Rodrigues deverá ser chamado para uma conversa com o grupo do governo, para que lance a candidatura da sua mulher Delcimar Leite (Republicanos), por um dos partidos que apoiarão a candidatura de Mailza Assis ao governo.


NEM EM CONTA DE FADA


Perguntei ontem a uma figura importante do governo se havia chance da vice-governadora Mailza Assis (PP) aceitar ser vice do prefeito Tião Bocalom. A resposta foi irônica: “Nem em conto de fada.”


PRIORIDADE É O SENADO


O senador Márcio Bittar (UB) tem reiterado que a prioridade do PL – partido ao qual se filiará – é eleger senador e não governador. A direita quer ter maioria no Senado para aprovar o impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes.


HIPÓTESE ABERTA


Na política não duvide de nada. Caso o governador Gladson Cameli venha a ser impedido judicialmente de ser candidato a senador, não me causaria surpresa se o deputado Nicolau Júnior (PP) fosse convocado para disputar o Senado na sua vaga. Na política, até boi costuma voar. O Nicolau é muito próximo do Gladson.


RESPEITO MUITO


Posso não concordar com as ideologias defendidas por ambos, mas tenho o maior respeito pelo bolsonarista Márcio Bittar (UB) e pelo lulista Jorge Viana (PT), por um ponto: têm lado, não escondem o que defendem. Na política tem de ser transparente. Mesmo que cause crítica.


FORA DA POLÍTICA


O ex-deputado Jenilson Leite (PSB) me disse que não deve disputar nenhum cargo na eleição de 2026. Está voltado aos seus projetos na medicina. Jenilson fez escolhas erradas nas duas últimas eleições, mas continua sendo um nome limpo na política e pode voltar quando quiser.


EXTREMA CONFIANÇA


O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, deve ter um olho de boto no bolso para ter cativado em pouco tempo o prefeito Tião Bocalom. É hoje um dos secretários mais próximos do Velho Boca.


CENÁRIO NADA FIXO


O atual cenário político das eleições para governador e senador pode mudar da água para o vinho. É um cenário tão fixo como um castelo de cartas, que não resiste a um sopro. O tempo é o senhor da razão.


SÓ NUMA GUINADA


Só se houver uma chapa competitiva no MDB para deputado federal ele pode arriscar; caso contrário, o Marcus Alexandre (MDB) vai disputar um mandato de deputado estadual.


FRASE MARCANTE


“Boa companhia encurta o caminho”. Ditado escocês.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

plugins premium WordPress