Categorias: Destaque 1

Festa no 6 de Agosto: 123 anos da Revolução Acreana é celebrada com festa e desfile cívico

Por
Saimo Martins

O estado do Acre celebra, nesta quarta-feira, 6 de agosto, os 123 anos da Revolução Acreana, marco histórico que consolidou a luta pela anexação do território ao Brasil no início do século XX. No centro desse episódio está a figura de Plácido de Castro, exaltado como herói acreano. No entanto, segundo historiadores, ele era, acima de tudo, um homem comum, com virtudes e temperamento forte, que liderou um movimento decisivo para a história da região. Para comemorar a data, foi realizada a 41ª Festa dos 121 anos do bairro 6 de Agosto, com a presença de autoridades locais e da comunidade civil e um desfile cívico.


Sem a presença do prefeito Tião Bocalom, o desfile cívico-militar em comemoração aos 121 anos do bairro 6 de Agosto teve início às 9h da manhã e contou com a participação de diversas instituições civis e militares, celebrando a história e a identidade da comunidade. A abertura ficou por conta da Banda da Polícia Militar, que executou os hinos Nacional e Acreano. Em seguida, desfilaram a Escola Roberto Sanches Mubarak, a Escola Militar Tiradentes, a Escola Militar Wilson Barbosa, a Banda do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (4º BIS), a Escola Militar do Corpo de Bombeiros, o Clube dos Escoteiros, o grupo Acre Jipe Clube e o Clube do Fusca.


Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O deputado estadual Whendy Lima representou a Assembleia Legislativa e enalteceu os 121 anos da região. “Quero agradecer pela oportunidade de estar aqui mais um ano. No ano passado, não estive presente por motivo de força maior. Foi o único ano em que não participei do aniversário das Seis, mas fiz um vídeo agradecendo e parabenizando a todos.


Dizer que o bairro hoje faz 121 anos, e esse bairro é um bairro de sobreviventes, de amigos, de irmãos, de família. Esse bairro é diferenciado.


Tem muita gente que fala: ‘Ah, o bairro 6 de Agosto é o sinal vermelho’, como dizem lá no Rio de Janeiro. Mas quando os caras falam 6 de Agosto, é para fazer um movimento social, para ajudar o próximo — e o bairro todo se sente envolvido e familiarizado para ajudar. Foi aqui que aprendi minha educação, foi aqui que conquistei minha família, é aqui que minha mãe está, e é aqui que eu estou”, declarou.


Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O secretário de Indústria e Tecnologia, Assur Mesquita, também participou do evento e elogiou a comunidade local e a história do bairro: “Quero agradecer a toda a diretoria da Casa da Amizade, que é uma organização que tem feito um trabalho fantástico na área social, e que está aqui colaborando com o evento. Primeiro, deixo um abraço do governador Gladson Cameli e da governadora Mailza Assis, que não puderam estar presentes, mas enviaram essa mensagem de coração.


Parabenizo especialmente o bairro 6 de Agosto, em um dia que também é de celebração da conquista do Acre. A Revolução Acreana é a história da luta do acreano para ser acreano. O hino do Acre que ouvimos agora traduz essa luta. Nossos ancestrais foram especiais — fizeram questão de não desistir da luta para que hoje pudéssemos ser acreanos. Hoje, nossa luta é por expansão. Naquela época, era por conquista, por consolidação da nossa identidade, da nossa emancipação, do nosso Estado”, disse o secretário.


Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Rony Carvalho, representante do bairro, também agradeceu o apoio recebido nas festividades: “Agradeço a presença de todos: nossos deputados estaduais, vereadores, secretários e demais convidados. Quero também agradecer a parceria da vice-governadora com a Casa da Amizade, que nos deu apoio aqui”, afirmou.


O vereador João Paulo Silva fez uso da palavra para destacar a importância histórica da região e homenagear moradores tradicionais: “É um pedaço histórico e fundamental da nossa história, que faz história todos os dias. E falar do 6 de Agosto é impossível sem citar a família Lima. Ed, meu amigo pessoal — assim como seu pai —, sua família é uma das que contribuiu e continua contribuindo para o desenvolvimento dessa localidade. O 6 de Agosto é um bairro histórico e aguerrido, assim como a história do Acre mostra que somos um povo aguerrido. Quero também parabenizar os vereadores presentes. Ontem, tomamos uma decisão unânime na Casa: suspender a sessão desta quarta-feira para estarmos aqui, ouvindo a comunidade e caminhando com ela.”


Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, discursou destacando a importância histórica e afetiva da comunidade na capital acreana. Em sua fala, ele cumprimentou moradores, lideranças e autoridades presentes, fazendo referência a figuras tradicionais e ações realizadas durante sua gestão. “Recebam meu abraço e os cumprimentos pelo trabalho. Todos que contribuíram com o bairro 6 de Agosto merecem reconhecimento. Assim como o senhor Saldanha, um dos fundadores, dona Guajará e tantas famílias tradicionais daqui. Quero cumprimentar também o Andy Lima, que reside aqui e ajuda a comunidade. Parabéns, Renan, pelo trabalho. Todos os anos vocês organizam aquele tradicional evento de Natal, além de estarem sempre ajudando no dia a dia.”


Marcus também mencionou outros nomes importantes da comunidade, como o “Melé”, e elogiou a presença dos vereadores João Paulo, Raimundo Neném, André Kamai e Éber Machado.


“Fico feliz em ver esses vereadores aqui hoje. E digo isso porque este ano não tem eleição. Se a gente tirasse uma foto deste palanque, e comparasse com o ano que vem, com certeza estaria lotado de candidatos. Mas quem está aqui hoje é porque é amigo do 6 de Agosto. Essa é a diferença.”


Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Festa da Revolução – Programação da 41ª Festividade do Bairro 6 de Agosto


• 08h00 – Café da manhã comunitário


• 08h30 – Inauguração do Galpão Comunitário (realizada por meio de emenda parlamentar do deputado Whendy Lima)


• 09h00 – Desfile cívico-militar


• 11h00 – Torneios de sinuca, baralho e dominó


• 13h00 – Distribuição de picolé e pipoca para crianças


• 14h00 – Torneio de futebol


• 15h00 – Bingo comunitário e apresentação de capoeira


• 16h00 – Apresentação de DJ


• 17h00 – Brincadeiras para crianças


• 18h00 – Bingo especial de R$ 1.000 com cartelas gratuitas


• 19h00 – Apresentação do grupo de forró Cia Inocente


• 20h00 – Show musical: Pagodinho do Edil


• Encerramento – Shows com JP dos Teclados & Agleni Miranda


Confira mais fotos:


Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Compartilhe
Por
Saimo Martins