A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta segunda-feira (4), 103 quilos de ouro durante uma abordagem a uma caminhonete em Boa Vista, capital de Roraima. Avaliado em aproximadamente R$ 61 milhões, segundo a cotação atual do Banco Central, o ouro estava dividido em barras e escondido no painel do veículo.
O motorista, um homem de 30 anos, foi preso em flagrante. No carro também estavam a esposa e o filho do casal, um bebê de apenas 9 meses.
De acordo com a PRF, essa foi a maior apreensão de ouro já registrada pela corporação em todo o país. A abordagem ocorreu por volta de meio-dia, na BR-401, na altura da ponte dos Macuxis.
Os policiais desconfiaram de inconsistências nos documentos apresentados pelo motorista e decidiram realizar uma busca minuciosa no veículo. Durante a inspeção, encontraram o carregamento de ouro escondido no painel da caminhonete. O condutor informou que atua no setor da construção civil e em “grandes obras”.
A origem e o destino do ouro ainda são investigados. A Casa de Governo — órgão federal responsável pelo combate ao garimpo ilegal em terras indígenas em Roraima — informou que há indícios de que o carregamento tenha saído de Rondônia e poderia estar sendo transportado para a Venezuela ou Guiana, países que fazem fronteira com o estado.
O caso segue sob investigação e o ouro apreendido foi encaminhado para os procedimentos legais.