Desde a última sexta-feira (1º), a Polícia Federal no Amazonas passou a disponibilizar, de forma totalmente digital, a concessão do Certificado de Registro (CR) destinado a colecionadores, atiradores desportivos e caçadores, os chamados CACs. A mudança integra o processo de transição das atribuições que antes cabiam ao Exército Brasileiro.
Além da emissão do CR, também foram digitalizados os serviços de revalidação e apostilamento do documento. Com a novidade, todos os procedimentos passam a ser realizados exclusivamente pela plataforma online, como parte da estratégia de modernização e padronização dos atendimentos em todo o país.
O Amazonas está entre os 17 estados e o Distrito Federal incluídos nesta nova etapa da transição. Já nos estados do Acre, Sergipe, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima, também passaram a ser disponibilizados serviços digitais relacionados ao cancelamento do CR e à aquisição e registro de armas de fogo.
De acordo com a Polícia Federal, a iniciativa tem o objetivo de garantir maior agilidade, segurança e transparência no atendimento aos CACs e no processamento das solicitações.