Categorias: Juruá

Municípios do Vale do Juruá terão Juízes de Paz e inscrições estão abertas

Por
Sandra Assunção

As inscrições para os interessados em concorrer ao cargo de Juiz de Paz em cidades do Vale do Juruá estão abertas e seguem até o dia 12 de agosto no site do Tribunal de Justiça do Acre  – TJAC. O Juiz Erick Farhart, que atua em Cruzeiro do Sul, diz que esta é a primeira vez na história do Acre, que será realizada uma eleição para escolha de juízes de paz. “ É uma oportunidade para que pessoas que preencham os requisitos legais possam participar”, destacou o magistrado.


A função de juiz de paz não é jurisdicional e não envolve decisões judiciais. Contempla atividades como celebração de casamentos, análise de documentação de habilitação e realização de conciliações.


As vagas são para todas as comarcas do Vale do Juruá: Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. Para cada comarca, será escolhido um juiz titular e dois suplentes.


A eleição está marcada para o dia 30 de novembro de 2025. Após o encerramento das inscrições, os pedidos serão avaliados pela Justiça.


As inscrições para os interessados em concorrer ao cargo já estão abertas e entre os critérios exigidos, os candidatos devem ter mais de 21 anos, ensino superior completo (sem necessidade de ser em Direito), estar em dia com a Justiça Eleitoral e, no caso dos homens, também com o serviço militar. Os candidatos com inscrição deferida poderão realizar campanha, apresentar suas propostas à comunidade e divulgar o número com o qual concorrerão.


A votação seguirá moldes semelhantes aos das eleições para conselheiro tutelar, sendo aberta a todos os eleitores regularmente habilitados junto à Justiça Eleitoral.


“Será um momento histórico, onde o cidadão poderá exercer sua cidadania escolhendo diretamente quem será o juiz de paz da sua comarca”, concluiu o juiz Erik Farhart.


Compartilhe
Por
Sandra Assunção