Um homem condenado por estupro e considerado foragido da Justiça foi preso na noite de segunda-feira, 4, por uma guarnição do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (Giro), unidade do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Acre. A prisão ocorreu em uma área do bairro Belo Jardim, em Rio Branco.
O preso, identificado como Davi Batista de Farias, de 29 anos, cumpria pena em regime semiaberto com monitoramento por tornozeleira eletrônica, mas rompeu o equipamento e passou à condição de foragido. Segundo a Polícia Militar, ele foi localizado enquanto circulava de bicicleta pela Travessa do Pescador.
Condenado por estupro, Davi havia obtido o benefício da progressão de regime, mas teve sua situação agravada ao violar as condições impostas pela Justiça. Informações repassadas à polícia apontam que ele rompeu a tornozeleira para frequentar o Parque de Exposições durante os dias da Expoacre 2025, evento do qual participou mesmo estando em situação irregular.
Após ser detido, ele foi apresentado na Delegacia de Flagrantes (Defla) e, na manhã desta terça-feira, 5, foi encaminhado novamente ao sistema prisional, onde deverá cumprir o restante da pena em regime fechado.