Marieta (Cacá Ottoni) em cena como secretária da TCA: ela mudou todo o visual recentemente - Foto: Reprodução/ TV Globo
A personagem Marieta, interpretada por Cacá Ottoni em Vale Tudo, tem feito uma verdadeira dança das cadeiras, em uma sucessão de idas e vindas que pouco contribuem para o desenvolvimento coerente da novela. As mudanças na trajetória dela evidenciam sua utilização como “figura-tampão”: uma personagem que aparece e desaparece conforme a necessidade do enredo, sem uma linha dramática consistente.
Inicialmente estabelecida como assistente da agência de conteúdo Tomorrow, ela foi colocada em segundo plano para que Leila (Carolina Dieckmmann) assumisse a função na empresa. Para tirá-la de cena, a autora Manuela Dias mandou Marieta para São Paulo com uma bela proposta de emprego.
A justificativa serviu apenas para abrir caminho à ascensão de Leila na história. Ela virou namorada de Renato (João Vicente de Castro), passou a frequentar a casa de Marco Aurélio (Alexandre Nero) e, atualmente, é mulher do vice-presidente da TCA.
Com a saída de Leila da agência, Marieta reapareceu no Rio de Janeiro, com a explicação de não ter se adaptado à capital paulista, e retomou seu antigo posto. Só que a personagem foi demitida em uma crise financeira da Tomorrow e, em vez de buscar oportunidades no mercado publicitário, surgiu pedindo emprego na porta do bar de Vasco (Thiago Martins).
Essa virada é a mais questionável, já que a jovem é uma profissional com experiência em agências de grande porte. Porém, o roteiro ainda reservava mais uma reviravolta forçada. Ao cruzar com Aldeíde (Karine Teles), Marieta recebeu uma indicação relâmpago para a vaga de secretária na TCA.
Ela, então, foi catapultada para a presidência da companhia aérea, deixou o visual descolado no passado e passou a trabalhar com o Marco Aurélio, o maridão de Leila. Assim, a desempregada teve uma ascensão meteórica da porta do boteco para o cargo ao lado de Consuêlo (Belize Pombal).
Ficou claro que as cenas foram usadas como artifício do roteiro para colocá-la em uma posição estratégica, para logo ela dar mais um passo rumo a outra trama jamais citada em sua vida até agora.
A partir desta quarta-feira (6), Marieta revelará que é assexual. Poliana (Matheus Nachtergaele) enfrentou dilemas sobre identidade e afeto na trama, mas o assunto ficou de stand by, esperando pela virada toda de Marieta.
Os dois se tornarão confidentes, mas sem envolvimento romântico, ao menos por enquanto. A função de Marieta passará, então, a ser a de espelho e porto seguro emocional do melhor amigo de Raquel (Taís Araujo).
Vale Tudo foi exibida em 1988 e é um dos grandes sucessos da teledramaturgia brasileira. O remake da novela celebra os 60 anos da Globo. A autora Manuela Dias está responsável pela atualização da trama, e Paulo Silvestrini assina a direção artística.